Protocolo de transferência de arquivo simples (sftp)

Definição - O que significa o protocolo SFTP (Simple File Transfer Protocol)?

O protocolo de transferência de arquivos simples (SFTP) é uma versão leve e insegura do protocolo de transferência de arquivos (FTP), executado na porta 115 do protocolo de controle de transmissão. Ele tem alguns recursos úteis não presentes no Trivial FTP (TFTP), mas não é tão poderoso como FTP.

Definirtec explica Simple File Transfer Protocol (SFTP)

Se o protocolo for orientado para um fluxo de bytes de 8 bits, o SFTP pode ser implementado com qualquer protocolo. É definido no RFC 913 e exibe um nível de complexidade intermediário entre TFTP e FTP. SFTP possui um conjunto de 11 comandos. Às vezes, é confundido com Secure Shell FTP, que é um protocolo de versão segura.

SFTP pode ser implementado abrindo uma conexão TCP para a porta 115 do host remoto. O SFTP oferece suporte a recursos como controle de acesso do usuário, transferências de arquivos, listagem de diretórios, alteração de diretórios, renomeação e exclusão de arquivos. O SFTP não recebe tanta atenção quanto o TFTP e não é amplamente aceito na Internet. O status do protocolo agora é marcado como histórico pela IETF.

SFTP oferece suporte a três tipos de transmissão de dados:

  1. Código padrão americano para intercâmbio de informações (ASCII): bytes ASCII são geralmente retirados do arquivo de sistema de origem e transferidos pela conexão e armazenados em um arquivo de sistema de destino.

  2. Binário: os bytes de 8 bits são retirados do arquivo no sistema de origem, transferidos pela conexão e armazenados em um arquivo de sistema de destino.

  3. Contínuo: os bits são retirados do arquivo de sistema de origem, transferidos por meio da conexão compactada em bytes de 8 bits, ignorando os limites das palavras. Os bits são recebidos pelo sistema de destino de forma contínua, sem limites de palavra.

SFTP oferece suporte à autenticação do usuário, em que o usuário deve inserir o nome de usuário e a senha para fazer o login no servidor. Ele também possui pastas hierárquicas e gerenciamento de arquivos.