Programação linear (lp)

Definição - O que significa Programação Linear (LP)?

A programação linear é um método matemático usado para determinar o melhor resultado ou solução possível a partir de um determinado conjunto de parâmetros ou lista de requisitos, que são representados na forma de relações lineares. É mais frequentemente usado em modelagem ou simulação computacional para encontrar a melhor solução na alocação de recursos finitos como dinheiro, energia, mão de obra, recursos da máquina, tempo, espaço e muitas outras variáveis. Na maioria dos casos, o "melhor resultado" necessário da programação linear é o lucro máximo ou o custo mais baixo.

Por causa de sua natureza, a programação linear também é chamada de otimização linear.

Definirtec explica Programação Linear (LP)

A programação linear é usada como um método matemático para determinar e planejar os melhores resultados e foi desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial por Leonid Kantorovich em 1937. Era um método usado para planejar despesas e retornos de uma forma que reduzisse os custos para os militares e possivelmente causou o oposto para o inimigo.

A programação linear é parte de uma importante área da matemática chamada "técnicas de otimização", pois é literalmente usada para encontrar a solução mais otimizada para um determinado problema. Um exemplo muito básico de uso de otimização linear é em logística ou o "método de movimentar as coisas com eficiência". Por exemplo, suponha que haja 1000 caixas do mesmo tamanho de 1 metro cúbico cada; 3 caminhões com capacidade para 100 caixas, 70 caixas e 40 caixas respectivamente; várias rotas possíveis; e 48 horas para entrega de todas as caixas. A programação linear fornece as equações matemáticas para determinar o carregamento ideal do caminhão e a rota a ser tomada para atender ao requisito de levar todas as caixas do ponto A ao B com o mínimo de idas e vindas e, claro, o menor custo em o tempo mais rápido possível.

Os componentes básicos da programação linear são os seguintes:

  • Variáveis ​​de decisão - são as quantidades a serem determinadas.
  • Função objetivo - representa como cada variável de decisão afetaria o custo, ou, simplesmente, o valor que precisa ser otimizado.
  • Restrições - representam como cada variável de decisão usaria quantidades limitadas de recursos.
  • Dados - quantificam as relações entre a função objetivo e as restrições.