Método simplex

Definição - O que significa Método Simplex?

O método simplex, em otimização matemática, é um algoritmo bem conhecido usado para programação linear. De acordo com a revista Computing in Science & Engineering, este método é considerado um dos 10 principais algoritmos que se originaram durante o século XX.

O método simplex apresenta uma estratégia organizada para avaliar os vértices de uma região viável. Isso ajuda a descobrir o valor ideal da função objetivo.

George Dantzig desenvolveu o método simplex em 1946.

O método também é conhecido como algoritmo simplex.

Definirtec explica o método Simplex

O método simplex é usado para erradicar os problemas na programação linear. Ele examina os vértices adjacentes do conjunto factível em sequência para garantir que, a cada novo vértice, a função objetivo aumenta ou não é afetada. Em geral, o método simplex é extremamente poderoso, que normalmente leva 2m a 3m iterações no máximo (aqui, m denota a faixa de restrições de igualdade) e converge em tempo polinomial antecipado para distribuições específicas de entrada aleatória.

O método simplex usa uma estratégia sistemática para gerar e testar soluções de vértices candidatas para um programa linear. A cada iteração, ele escolhe a variável que pode fazer a maior modificação em direção à solução mínima. Essa variável então substitui uma de suas covariáveis, que a está limitando drasticamente, mudando assim o método simplex para outra parte do conjunto de solução e em direção à solução final.

Além disso, o método simplex é capaz de avaliar se nenhuma solução realmente existe. Pode-se observar que o algoritmo é guloso, pois opta pela melhor opção a cada iteração, não havendo demanda por informações de iterações anteriores ou futuras.

Às vezes, a estrutura de dados principal aplicada pelo método simplex é chamada de dicionário. Os dicionários incluem uma ilustração do conjunto de equações que são adequadamente ajustados à base existente. Os dicionários podem ser usados ​​para oferecer uma compreensão intuitiva de por que todas as variáveis ​​entram e saem da base.