OpenFlow

O OpenFlow é um protocolo para a comunicação entre um controlador de rede e um switch. Ele permite ao controlador especificar as regras de encaminhamento para o switch, e ao switch instalar essas regras e reportar o seu estado. O OpenFlow também permite a monitorização e gestão da rede através do controlador. A Cisco suporta o OpenFlow? A Cisco suporta o OpenFlow, a partir da versão 1.3. O OpenFlow permite o controlo remoto de um dispositivo de rede, que pode ser usado para implementar várias funções de rede, tais como QoS, balanceamento de carga, e controlo de acesso. O OpenFlow é uma API? O OpenFlow é um protocolo de comunicação que define como os dados são trocados entre um controlador de rede e um switch ou router. Não é uma API. O OpenFlow é um código aberto? O OpenFlow não é actualmente um projecto de código aberto, embora a Open Networking Foundation (ONF) esteja a trabalhar para mudar isso. O objectivo da ONF é promover a adopção de tecnologias de rede de código aberto, e o OpenFlow é uma das tecnologias em que eles estão a trabalhar. A partir de agora, o código para OpenFlow não está disponível ao público, mas a ONF está a trabalhar para torná-lo open source.

Quais são os benefícios do SDN?

Os benefícios da SDN são muitos e variados, mas podem ser amplamente classificados em algumas categorias principais:

1) simplificação do design e implantação da rede
2) maior flexibilidade e agilidade
3) melhor utilização dos recursos da rede
4) resolução de problemas e diagnósticos mais fáceis
5) maior segurança

1) simplificação do design e implantação da rede:
Com o SDN, a infra-estrutura de rede é abstraída dos aplicativos que rodam em cima dela. Isso facilita muito o projeto e a implantação de novos aplicativos e serviços, já que a necessidade de reconfigurar a infra-estrutura de rede subjacente é eliminada.

2) Maior flexibilidade e agilidade:

A SDN oferece um grau muito maior de flexibilidade e agilidade do que as abordagens tradicionais de rede. Isto porque a infraestrutura de rede pode ser rápida e facilmente reconfigurada para atender às necessidades em mudança dos aplicativos e serviços que rodam sobre ela.

3) Melhor utilização dos recursos da rede:

O SDN permite uma melhor utilização dos recursos da rede, pois permite um controle mais granular sobre a forma como esses recursos são utilizados. Isto resulta em um melhor desempenho e eficiência.

4) Maior facilidade na resolução de problemas e diagnósticos:
A SDN simplifica a resolução de problemas e o diagnóstico, uma vez que a infra-estrutura de rede é mais facilmente compreensível e gerível. Isto porque a rede é desacoplada das aplicações que rodam em cima dela.

5) Segurança melhorada:

A SDN pode melhorar a segurança, pois permite um melhor controle sobre quem tem

O que é a porta OpenFlow? As portas OpenFlow são pontos de conexão lógica dentro de uma rede OpenFlow. Elas são usadas para conectar dispositivos e controladores OpenFlow. As portas OpenFlow podem ser físicas ou virtuais. As portas OpenFlow físicas são normalmente utilizadas para ligar switches e routers. As portas OpenFlow virtuais podem ser utilizadas para ligar dispositivos que não estão fisicamente ligados, como por exemplo máquinas virtuais.