Array de portas programáveis ​​em campo (fpga)

Definição - O que significa Field-Programmable Gate Array (FPGA)?

Um FPGA (field-programmable gate array) é um circuito integrado que pode ser programado ou reprogramado para a funcionalidade ou aplicação necessária após a fabricação. Características importantes das matrizes de portas programáveis ​​em campo incluem menor complexidade, maior velocidade, projetos de volume e funções programáveis. Com mais avanços tecnológicos, as matrizes de portas programáveis ​​em campo são uma proposta conveniente para a maioria dos projetos e mercados.

Definirtec explica Field-Programmable Gate Array (FPGA)

Uma matriz de portas programáveis ​​em campo consiste em blocos lógicos que são interconexões programáveis ​​e reconfiguráveis ​​e blocos de entrada / saída. Os blocos lógicos usados ​​em uma matriz de portas programáveis ​​em campo podem consistir em elementos de memória, como flip-flops ou blocos de memória. Os blocos lógicos são capazes de executar funções computacionais simples a complexas. As matrizes de portas programáveis ​​em campo são, em muitos aspectos, semelhantes aos chips de memória somente leitura programáveis. No entanto, ao contrário dos chips de memória somente leitura programáveis, que são limitados a centenas de portas, uma matriz de portas programáveis ​​em campo pode suportar vários milhares de portas. Outra característica saliente das matrizes de portas programáveis ​​em campo é a capacidade de serem reprogramadas, ao contrário dos circuitos integrados de aplicativos específicos que são fabricados para tarefas específicas.

Um array de portas programáveis ​​em campo pode ajudar os usuários de computador a personalizar os recursos dos microprocessadores para atender às necessidades individuais específicas. Na verdade, os engenheiros usam matrizes de portas programáveis ​​em campo para projetar circuitos integrados especializados. Outras vantagens de usar matrizes de portas programáveis ​​em campo incluem um ciclo de vida mais previsível devido à remoção de recursos de wafer, respins potenciais, tempo de lançamento mais rápido no mercado em comparação com outras opções e ciclo de projeto simples.

Os arrays de portas programáveis ​​em campo são usados ​​em uma ampla variedade de aplicações e em mercados como aeroespacial, defesa, data centers, automotivo, médico e comunicações sem fio.