Memória cache

Definição - O que significa Cache Memory?

A memória cache é um tipo de memória volátil de computador de tamanho pequeno que fornece acesso a dados em alta velocidade a um processador e armazena programas de computador, aplicativos e dados usados ​​com frequência.

Um armazenamento temporário de memória, o cache torna a recuperação de dados mais fácil e eficiente. É a memória mais rápida em um computador e normalmente é integrada à placa-mãe e diretamente embutida no processador ou na memória de acesso aleatório principal (RAM).

Definirtec explica Cache Memory

A memória cache fornece armazenamento e acesso de dados mais rápidos, armazenando instâncias de programas e dados acessados ​​rotineiramente pelo processador. Assim, quando um processador solicita dados que já possuem uma instância na memória cache, ele não precisa ir à memória principal ou ao disco rígido para buscar os dados.

A memória cache é a memória mais rápida disponível e atua como um buffer entre a RAM e a CPU. O processador verifica se uma entrada correspondente está disponível no cache toda vez que precisa ler ou escrever um local, reduzindo assim o tempo necessário para acessar as informações da memória principal.

O cache de hardware também é chamado de cache do processador e é um componente físico do processador. Dependendo de quão perto está do núcleo do processador, pode ser memória cache primária ou secundária, com memória cache primária diretamente integrada (ou mais próxima) ao processador.

A velocidade depende da proximidade e também do tamanho do cache em si. Quanto mais dados podem ser armazenados no cache, mais rápido ele opera, portanto, os chips com uma capacidade de armazenamento menor tendem a ser mais lentos, mesmo se estiverem mais próximos do processador.

Além do cache baseado em hardware, a memória cache também pode ser um cache de disco, onde uma parte reservada em um disco armazena e fornece acesso a dados / aplicativos acessados ​​com frequência a partir do disco. Sempre que o processador acessa os dados pela primeira vez, uma cópia é feita no cache.

Quando esses dados são acessados ​​novamente, se uma cópia estiver disponível no cache, essa cópia é acessada primeiro para aumentar a velocidade e a eficiência. Se não estiver disponível, memórias maiores, mais distantes e mais lentas são acessadas (como a RAM ou o disco rígido).

As placas de vídeo modernas também armazenam sua própria memória em cache dentro de seus chips de processamento gráfico. Dessa forma, sua GPU pode concluir operações de renderização complexas mais rapidamente sem ter que depender da RAM do sistema.

Além do cache de hardware, o cache de software também está disponível como um método para armazenar arquivos temporários no disco rígido. Esse cache (também conhecido como cache de navegador ou aplicativo) é usado para acessar rapidamente arquivos armazenados anteriormente pelo mesmo motivo: aumentar a velocidade. Por exemplo, um navegador online pode salvar algumas imagens de uma página da web, armazenando-as em cache para evitar baixá-las novamente sempre que a página for aberta novamente.