ônibus traseiro (bsb)

Definição - O que significa Backside Bus (BSB)?

Um barramento traseiro (BSB) é um barramento interno que conecta a unidade de processamento central à memória cache, como o cache de Nível 2 (L2) e Nível 3 (L3). A CPU geralmente armazena memória no cache. Aqui, ele armazena dados que são usados ​​com frequência e precisam ser recuperados imediatamente.

Antes do BSB, os computadores usavam o sistema de barramento único, que era muito mais lento e costumava criar gargalos. O BSB melhorou a comunicação da CPU com a memória cache, reduzindo os sinais gerais e eliminando o excesso de procedimentos. Hoje, a maioria dos PCs integra o cache L2 e L3 na CPU, tornando o BSB obsoleto.

Definirtec explica Backside Bus (BSB)

Existem dois barramentos internos que transportam dados de e para a CPU: o barramento traseiro e o barramento frontal (FSB). O barramento traseiro transmite dados entre a CPU e o cache secundário, enquanto o barramento frontal se comunica entre a CPU e a memória. A CPU precisa acessar rapidamente o cache L2 quando necessário. Se a memória cache L2 não puder ser localizada e transmitida rapidamente, a CPU será menos eficiente.

O cache L2 está localizado próximo à CPU para que possa ser acessado facilmente. O cache secundário armazena dados que são usados ​​repetidamente para que possam ser transmitidos rapidamente para ajudar a CPU no processamento de dados com mais eficiência. Freqüentemente, o BSB tem uma velocidade de clock próxima da velocidade de um processador. O FSB, por outro lado, é muito mais lento em cerca de metade da velocidade do processador.

Antes de uma CPU ler ou gravar dados na memória principal, ela primeiro examina os dados no cache para ver se há uma cópia. Se houver uma cópia dos dados, a CPU prontamente lê ou grava no cache, o que acelera drasticamente o processamento.

Em PCs mais antigos, não havia cache L2 ou L3. Em vez disso, o barramento traseiro acessava o cache externamente, o que era lento, mas ainda muito mais rápido do que usar RAM por meio do FSB. Um sistema que usa ambos os barramentos é chamado de arquitetura de barramento duplo ou arquitetura de barramento duplo independente (DIB). Um computador com arquitetura DIB possui um barramento que se conecta à memória principal e outro barramento que se conecta ao cache L2. A arquitetura de barramento duplo introduziu muitos projetos novos. Hoje, a maioria dos PCs tem cache L2 e L3 integrado na CPU, o que tornou o BSB obsoleto.