Manutenção preditiva

Definição - o que significa manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma estratégia de manutenção impulsionada pela análise preditiva. As soluções são usadas para detectar padrões de falha ou anomalias, mas só são implantadas quando há alta probabilidade de falha iminente. Isso ajuda na implantação de recursos limitados, maximizando o tempo de atividade do dispositivo ou equipamento, melhorando a qualidade e os processos da cadeia de abastecimento e, assim, melhorando a satisfação geral para todas as partes interessadas envolvidas.

Definirtec explica a manutenção preditiva

A manutenção preditiva se concentra em prever quando ocorrerá a falha do dispositivo e prevenir essa ocorrência de falha com a ajuda do monitoramento de manutenção para que a manutenção possa ser planejada antes que um problema se manifeste. Uma das características distintas da manutenção preditiva é que a frequência de manutenção é mínima e ajuda a evitar a manutenção reativa não planejada e as despesas associadas à manutenção preventiva. A previsão de falhas em casos de manutenção preditiva pode ser feita com o auxílio de uma das várias técnicas. Com base na opinião do especialista e no dispositivo em uso, a técnica adequada é selecionada.

Existem muitos benefícios associados à manutenção preditiva quando usada como estratégia de manutenção. Como a manutenção é realizada quando há probabilidade de falha, há uma grande economia de custos relacionada às horas de produção perdidas para manutenção, despesas com peças e suprimentos e tempo para conserto do equipamento. A manutenção preditiva pode minimizar problemas de confiabilidade ou qualidade. Pode ajudar a prevenir a ocorrência de falhas caras. O excesso de estoque também pode ser reduzido no estoque graças à manutenção preditiva.

No entanto, existem desvantagens associadas à manutenção preditiva. A experiência e o nível de habilidade necessários para a análise de dados em manutenção preditiva precisam ser altamente especializados. As técnicas de monitoramento utilizadas também são bastante caras.

A manutenção preditiva é adequada para dispositivos ou equipamentos que executam funções críticas ou que têm modos de falha que podem ser previstos de maneira econômica com a ajuda de monitoramento periódico.