Lei de Wirth

Definição - o que significa a Lei de Wirth?

A Lei de Wirth é uma frase famosa de Niklaus Wirth, um cientista da computação suíço. Em 1995, ele propôs um ditado que diz: “O software está ficando mais lento mais rapidamente do que o hardware está ficando mais rápido”.

A lei implica que, embora o progresso do hardware tenha sido rápido ao longo dos anos, o mesmo não pode ser dito do software. Ele também afirma que a complexidade do software aumenta em uma taxa mais alta do que a complexidade do hardware. O crescimento lento do software pode ser atribuído a características de creeping de software. Além disso, recursos extras adicionados ao software podem exceder sua função principal e cruft de código, e a quantidade de código irrelevante é alta no código desenvolvido.

Definirtec explica a lei de Wirth

O problema não é totalmente causado por aplicativos de software inchados. Um sistema operacional avançado executado em hardware menos potente será executado lentamente. Por exemplo, executar o Windows 7 em um computador destinado a executar o Windows XP tornará o sistema lento. Da mesma forma, o usuário que invoca um grande número de aplicativos simultaneamente terá um desempenho lento do software. Da mesma forma, a presença de adware, spyware, malware, vírus e Trojans pode tornar o sistema lento. Portanto, a afirmação de que a velocidade do software é reduzida devido ao tamanho inchado do software não é totalmente precisa.

A Lei de Wirth contradiz a lei de Moore ao afirmar que o número de transistores presentes em um chip integrado dobra a cada ano. A principal declaração feita dentro da lei de Wirth é: "O software se expande para preencher a memória e o software está ficando mais lento do que o hardware."

Embora o hardware tenha evoluído nas décadas anteriores, o software não se tornou necessariamente mais rápido. Alguns softwares ainda funcionam muito mais lentamente do que as versões anteriores ou softwares anteriores semelhantes. Por exemplo, um processador de texto na década de 1970 ocupava apenas 10kb de memória, enquanto o mesmo aplicativo ocupa 100 MB hoje. A vantagem é que a velocidade de processamento aumentou consideravelmente em comparação com os aplicativos anteriores. Isso obedece à lei de Moore. A complexidade crescente do software ao longo dos anos tem sido denominada como inchaço do software. Uma vez que mais e mais poder de processamento é adicionado aos dispositivos de hardware, os desenvolvedores de software aumentam a complexidade do software, consistente com a primeira declaração feita por Wirth.

Muitos recursos indesejados são adicionados ao software básico que oferece suporte aos principais recursos essenciais para ganhar publicidade durante as campanhas de marketing, e surgem características rastejantes. Em nome de um software amigável, complexidade e código cruft são adicionados pelo desenvolvedor. Resumindo, a lei de Wirth conclui que quanto menos cálculos feitos pelo processador para realizar uma tarefa, mais eficiente é o projeto e mais a Lei de Moore pode ser obedecida.