Interface de linha de comando (CLI)

Definição - o que significa Command Line Interface (CLI)?

A interface de linha de comando (CLI) é uma interface baseada em texto que é usada para operar software e sistemas operacionais enquanto permite que o usuário responda aos prompts visuais digitando comandos únicos na interface e recebendo uma resposta da mesma maneira.

CLI é bastante diferente da interface gráfica do usuário (GUI) que está sendo usada atualmente nos sistemas operacionais mais recentes.

Definirtec explica Command Line Interface (CLI)

CLI é um método mais antigo para interagir com aplicativos e sistemas operacionais e é usado para executar tarefas específicas exigidas pelos usuários. CLI é uma interface baseada em texto, ao contrário da GUI, que usa opções gráficas que permitem ao usuário interagir com o sistema operacional e os aplicativos.

A CLI permite que um usuário execute tarefas digitando comandos. Seu mecanismo de funcionamento é muito fácil, mas não é amigável. Os usuários inserem o comando específico, pressionam “Enter” e aguardam uma resposta. Após receber o comando, o CLI o processa de acordo e mostra a saída / resultado na mesma tela; o interpretador de linha de comando é usado para este propósito.

CLI foi introduzido com a máquina de teletipo. Este sistema era baseado no processamento em lote. Computadores modernos suportam CLI, processamento em lote e GUI em uma interface.

Para fazer o melhor uso da CLI, o usuário deve ser capaz de inserir um pacote de comandos (um por um) rapidamente. Existem muitos aplicativos (sistemas de mono-processamento) que ainda usam CLI para seus operadores. Além disso, algumas linguagens de programação, como Forth, Python e BASIC, oferecem CLI. O interpretador de linha de comando é usado para implementar a interface baseada em texto.

Outro recurso da CLI é o prompt de comando, que é empregado como uma sequência de caracteres usada na interface do usuário ou shell. O prompt de comando é usado para notificar os usuários de que o CLI está pronto para aceitar comandos.

O MS-DOS é o melhor exemplo de CLI.