Integração do sistema (si)

Definição - O que significa Integração de Sistema (SI)?

Integração de sistemas (SI) é um processo ou fase de TI ou engenharia relacionado com a união de diferentes subsistemas ou componentes como um grande sistema. Ele garante que cada subsistema integrado funcione conforme necessário.

O SI também é usado para agregar valor a um sistema por meio de novas funcionalidades fornecidas pela conexão de funções de diferentes sistemas.

Definirtec explica a integração do sistema (SI)

Na última década, a agregação de diferentes sistemas de componentes ou subsistemas que cooperam para fornecer uma funcionalidade completa tem sido o foco das indústrias que usam tecnologia. Isso é conhecido como abordagem modular para construção de sistemas, e o processo de SI sempre esteve próximo ao final do ciclo de desenvolvimento. Como os sistemas ou subsistemas a serem integrados podem abranger diferentes campos da engenharia de software e hardware, um engenheiro de SI deve ter uma ampla gama de habilidades e conhecimento.

Os métodos SI são os seguintes:

  • Integração horizontal: envolve a criação de um subsistema único que se destina a ser a única interface entre todos os outros subsistemas, garantindo que haja apenas uma interface entre qualquer subsistema e qualquer um possa ser substituído por outro sem afetar os outros, usando dados totalmente diferentes e interfaces. Isso também é conhecido como Enterprise Service Bus (ESB).
  • Integração vertical: os subsistemas são integrados de acordo com a funcionalidade, criando "silos" de entidades funcionais, começando com a função básica inferior para cima (vertical). Esse método muito rápido envolve apenas alguns fornecedores e desenvolvedores, mas se torna mais caro com o tempo porque, para implementar novas funcionalidades, novos silos devem ser criados.
  • Integração em estrela: Também conhecida como "Integração Espaguete" porque cada subsistema é conectado a vários subsistemas, de forma que os diagramas das interconexões parecem uma estrela. No entanto, quanto mais subsistemas existem, mais conexões são feitas e acaba parecendo espaguete.
  • Formato de dados comum: ajuda o sistema a evitar que o adaptador seja convertido de e para todos os formatos de aplicativo. Os sistemas que usam esse método definem um formato comum ou independente do aplicativo ou fornecem um serviço que faz a transformação de ou para um aplicativo em um aplicativo comum.