Gerenciamento de desempenho de aplicativos (apm)

Definição - o que significa Application Performance Management (APM)?

O gerenciamento de desempenho de aplicativos (APM) é uma prática dentro do gerenciamento de sistemas que visa gerenciar e rastrear a disponibilidade e eficiência dos aplicativos de software. APM envolve traduzir as métricas de TI em significado de negócios. Ele examina o fluxo de trabalho e as ferramentas de TI associadas que são implantadas para analisar, identificar e relatar problemas de desempenho de aplicativos para garantir que as expectativas dos negócios e dos usuários finais sejam atendidas.

O desempenho do aplicativo significa a rapidez com que as transações são realizadas ou os detalhes são enviados aos usuários finais usando um determinado aplicativo. O gerenciamento de desempenho de aplicativos é comumente usado para aplicativos da Web construídos em plataformas Microsoft .NET e JEE.

Definirtec explica Application Performance Management (APM)

O APM monitora o desempenho em duas etapas:

  1. Ele mede os recursos que são usados ​​pelo aplicativo
  2. Ele mede a experiência dos usuários finais, que tem dois componentes: O tempo que o aplicativo leva para responder da perspectiva do usuário final e o número de transações que passam pelo sistema durante os cálculos do tempo de resposta.

Esses métodos irão eventualmente ajudar a criar uma linha de base de desempenho consistindo em três categorias de alto nível:

  • Tempos de resposta / desempenho da transação
  • Consumo de recursos
  • Volume de transação

O gerenciamento de desempenho de aplicativos está associado ao gerenciamento do usuário real e ao gerenciamento da experiência do usuário final. Entre eles, avaliar as experiências de usuários reais durante o uso de um aplicativo em produção é considerado o método mais genuíno. A produtividade ideal pode ser alcançada com mais eficácia por meio da correlação de eventos, análise preditiva e automação do sistema.

De acordo com a pesquisa conduzida pelo Gartner, o APM consiste em cinco dimensões funcionais exclusivas:

  • Monitoramento da experiência do usuário final
  • Modelagem e descoberta de arquitetura de tempo de execução de aplicativo
  • Perfil de transação definido pelo usuário
  • Análise de dados de aplicativos
  • Monitoramento aprofundado de aplicativos