Definição - O que significa o FreeBSD?
O FreeBSD é um sistema operacional livre, de código aberto e semelhante ao Unix, baseado no Berkeley Software Distribution (BSD) Unix. É o mais popular entre os sistemas operacionais baseados em BSD, com uma base instalada de mais de 75%. Devido a restrições legais, o FreeBSD não pode ser rotulado como um sistema Unix, embora seja compatível com Unix internos e interfaces de programação de aplicativos (APIs). Os termos de licenciamento do FreeBSD dão aos desenvolvedores um alto grau de liberdade para reutilizá-lo, então outros sistemas operacionais (como o MAC OSX) reutilizaram muitos códigos do FreeBSD. Embora o FreeBSD não seja classificado como Unix, o MAC OSX possui uma marca formal do Unix.
O FreeBSD é usado por milhões de usuários em todo o mundo, bem como por alguns dos sites mais movimentados da Internet, como Yahoo, Sony Japan, etc.
Definirtec explica FreeBSD
Os usuários atestam a confiabilidade do FreeBSD, sua incrível estabilidade e alto desempenho devido ao seguinte:
- O FreeBSD é um ambiente de sistema operacional completo com kernel, drivers de dispositivo e uma ferramenta shell. Em contraste, a maioria dos sistemas operacionais baseados em Linux tem um kernel desenvolvido separadamente, aplicativos e utilitários de usuário.
- Várias ferramentas de emulação são construídas no FreeBSD, permitindo a instalação de pacotes de software de terceiros, a maioria dos quais emprega o sistema de ports do FreeBSD.
- O FreeBSD suporta uma ampla variedade de protocolos de rede, incluindo TCP / IP, IPv6, Protocolo de Transmissão de Controle de Fluxo (SCTP), IPSec, Internetwork Packet Exchange (IPX) e AppleTalk, permitindo aos usuários integrar computadores baseados em FreeBSD com outros sistemas operacionais rodando dentro a mesma rede.