Fragmentação

Definição - o que significa fragmentação?

A fragmentação, no contexto de um disco rígido, é uma condição em que o conteúdo de um único arquivo é armazenado em diferentes locais do disco, e não em um espaço contíguo. Isso resulta no uso ineficiente do espaço de armazenamento, bem como na degradação ocasional do desempenho. Os usuários freqüentemente criam, modificam, excluem e salvam arquivos. Os sistemas operacionais (SO) back-end armazenam continuamente esses arquivos em discos rígidos, o que inevitavelmente cria arquivos espalhados. Quando ocorre a fragmentação, o sistema operacional precisa consolidar os arquivos armazenados para aumentar a eficiência do processamento.

Definirtec explica fragmentação

A fragmentação, que ocorre quando o conteúdo de um único arquivo é armazenado em um espaço não contíguo, ocorre de três formas:

  • Fragmentação interna: espaço alocado inutilizável que reduz o desempenho. Os arquivos são armazenados em clusters, que são áreas de armazenamento de disco rígido mini-alocadas. Cada arquivo é gravado automaticamente no início de um cluster, o que cria uma lacuna potencial entre o primeiro e o último bytes de arquivo, ou seja, espaço livre. A fragmentação interna também ocorre quando bytes específicos adicionais são alocados para cada arquivo para alinhamento.
  • Fragmentação externa: Espaço de armazenamento alocado inutilizável. Os aplicativos dividem e alocam o espaço disponível conforme os dados da unidade são lidos e gravados. O espaço restante torna-se fragmentado devido à fraqueza do algoritmo de alocação, o que torna o armazenamento disponível inutilizável. A fragmentação externa também ocorre quando um grande número de arquivos é criado, modificado e excluído, ou seja, os arquivos excluídos são divididos em pedaços menores armazenados.
  • Fragmentação de dados: ocorre quando grandes arquivos de memória são divididos em partes menores e / ou um sistema operacional tenta alocar arquivos grandes para um armazenamento externo fragmentado. Por exemplo, quando um usuário cria novos arquivos e executa diferentes operações (por exemplo, renomear, modificar e excluir), espera-se que espaços extremamente pequenos contenham novos arquivos de dados. No entanto, se esses novos arquivos exigirem mais sobrecarga, o sistema operacional deve buscar um armazenamento maior que a média.

Esta definição foi escrita no contexto de discos rígidos