Triturador virtual

Definição - O que significa o Virtual Shredder?

Uma destruidora virtual é um programa de computador projetado para destruir um arquivo completamente, de forma que ele não seja mais recuperável. Isso é feito excluindo e inserindo bits aleatórios de dados na estrutura do arquivo, corrompendo-o inteiramente e, em seguida, substituindo o espaço de armazenamento onde o arquivo estava localizado com bits aleatórios de dados; sem uma maneira clara de um programa saber quais foram excluídos e quais bits foram inseridos, há uma probabilidade muito baixa de que o arquivo possa ser lido novamente em sua totalidade.

Definirtec explica o Virtual Shredder

Um destruidor virtual garante que um arquivo não seja mais recuperável, ou pelo menos não seja mais legível, quando a recuperação é tentada usando vários métodos de recuperação de arquivo. A maioria dos sistemas operacionais, principalmente o Windows, não exclui realmente um arquivo quando a operação de exclusão é invocada, porque pode demorar muito e requer mais recursos de computação para fazer isso. Em vez disso, o sistema operacional simplesmente torna o arquivo invisível para o sistema de arquivos e, em seguida, marca o local do arquivo como livre para que novos arquivos possam ser armazenados lá, substituindo efetivamente o arquivo excluído, apagando-o para sempre. Mas se a localização do arquivo não foi substituída por outro arquivo, o arquivo ainda reside lá e pode ser recuperado com um programa de recuperação especializado. Isso pode ser bom e ruim - bom se a exclusão foi acidental e o usuário realmente deseja recuperar um arquivo importante, mas ruim em termos de segurança porque se ele foi excluído para evitar que caia em mãos erradas, isso representa um grande risco de segurança, pois o arquivo ainda pode ser recuperado.

Existem muitas maneiras de destruir um arquivo, e vários padrões foram criados especificamente para isso, como os métodos de sanitização de dados DoD 5220.22-M, Schneier e Gutmann. Esses métodos de sanitização de dados são mais comumente usados ​​para limpeza de disco, que visa garantir que todo o espaço em uma unidade seja escrito com 1s, 0s e bits aleatórios de forma iterativa para que tudo o que foi armazenado agora seja removido. Esses métodos também podem ser executados em arquivos únicos. Outros shredders virtuais também sobrescrevem os dados reais que compõem o arquivo com 1s, 0s e bits aleatórios para corromper o arquivo, mas não sobrescrevem o local, e alguns fazem os dois.