Dispositivo de bloqueio de rede (nbd)

Definição - O que significa Network Block Device (NBD)?

Um dispositivo de bloco de rede (NBD) é um protocolo padrão do Linux para exportar um dispositivo de bloco em uma rede. NBDs são nós de dispositivos cujo conteúdo é oferecido por um sistema remoto. Geralmente, os usuários do Linux fazem uso de NBDs para obter acesso a qualquer dispositivo de armazenamento que não resida fisicamente na máquina local, mas em uma máquina remota. Por exemplo, usando NBDs, uma máquina local pode obter acesso a um disco fixo que está conectado a outro computador.

O protocolo NBD foi escrito e desenvolvido por Pavel Machek em 1998.

Definirtec explica dispositivo de bloco de rede (NBD)

O Linux pode usar um servidor remoto como um de seus dispositivos de bloco se o NBD for compilado no kernel. Sempre que o computador cliente deseja ler / dev / nd0, uma solicitação é enviada ao servidor por meio de TCP. O servidor então responde com os dados solicitados. Isso é útil para estações com pouco espaço em disco (ou talvez até sem disco, se inicializado de um disquete), pois permite que usem o espaço em disco de outros computadores.

Em contraste com o Network File System (NFS), é possível usar qualquer sistema de arquivos com NBD. No entanto, se outro usuário já montou o NBD de leitura / gravação, é necessário certificar-se de que ninguém mais o monte novamente.

Mesmo que NFS, SMB / CIFS e outros protocolos semelhantes sejam úteis, eles podem não ser ideais para alguns requisitos. Listados abaixo estão alguns cenários em que os NBDs são usados ​​com mais frequência do que outros protocolos de compartilhamento de arquivos predominantes:

  • Se um cliente é capaz de oferecer ferramentas melhores para manutenção de baixo nível de discos (por exemplo, versões mais novas do fsck) quando comparado ao servidor, o fornecimento de acesso NBD parece sensato.
  • Um cenário em que o cliente pode precisar de espaço em disco de rede estendido para o qual um sistema de arquivos de rede convencional pode não ser suficiente.
  • Uma instância em que o servidor pode não ser capaz de oferecer suporte à estrutura de dados ou sistema de arquivos no dispositivo destinado à exportação.
  • Durante certas condições em que a aplicação de NBDs pode trazer um melhor desempenho em oposição à implementação de sistemas de arquivos de rede convencionais.