Desenvolvimento iterativo e incremental

Definição - O que significa Desenvolvimento Iterativo e Incremental?

O desenvolvimento de software iterativo e incremental é um método de desenvolvimento de software que é modelado em torno de um aumento gradual nas adições de recursos e um lançamento cíclico e padrão de atualização.

O desenvolvimento de software iterativo e incremental começa com o planejamento e continua por meio de ciclos de desenvolvimento iterativos envolvendo feedback contínuo do usuário e a adição incremental de recursos, concluindo com a implantação do software completo no final de cada ciclo.

É uma das metodologias de desenvolvimento de software Ágil, processo racional unificado e programação extrema.

Definirtec explica o desenvolvimento iterativo e incremental

O desenvolvimento iterativo e incremental é uma disciplina para desenvolver sistemas com base na produção de produtos. No desenvolvimento incremental, diferentes partes do sistema são desenvolvidas em vários momentos ou taxas e são integradas com base em sua conclusão. No desenvolvimento iterativo, as equipes planejam revisitar partes do sistema para revisá-las e melhorá-las. O feedback do usuário é consultado para modificar as metas para entregas sucessivas.

O desenvolvimento de software iterativo e incremental surgiu em resposta a falhas no modelo em cascata, um processo de design sequencial no qual o progresso flui continuamente para baixo. Ele difere do modelo em cascata porque é cíclico, em vez de unidirecional, oferecendo uma maior capacidade de incorporar mudanças ao aplicativo durante o ciclo de desenvolvimento.

O desenvolvimento iterativo e incremental pode ser agrupado nas seguintes fases:

  • Fase de iniciação: trata do escopo do projeto, requisitos e riscos em níveis superiores
  • Fase de elaboração: Oferece uma arquitetura de trabalho que modera os riscos identificados na fase de iniciação e atende aos requisitos não funcionais
  • Fase de construção: preenche os componentes da arquitetura de forma incremental com código pronto para produção, que é produzido por meio da análise, implementação, design e teste de requisitos funcionais
  • Fase de transição: entrega o sistema ao ambiente operacional de produção