Codificador rotativo incremental

Definição - O que significa Encoder Rotativo Incremental?

Um codificador rotativo incremental é um tipo de dispositivo eletromecânico que converte o movimento angular ou a posição de um eixo rotativo em código analógico ou digital que representa esse movimento ou posição. Ele pode ser usado para aplicações de realimentação de posição e velocidade do motor que incluem uma malha de servo-controle e para aplicações industriais leves a pesadas.

Um codificador rotativo incremental também é conhecido como codificador de quadratura.

Definirtec explica Codificador Rotativo Incremental

Um codificador rotativo incremental fornece feedback de grande velocidade e distância. É mais simples do que o outro tipo de codificador rotativo, o codificador rotativo absoluto, e apresenta menos sensores, tornando-o mais barato e com menos pontos de falha. No entanto, um encoder incremental só pode fornecer informações de mudança de movimento, uma vez que só pode fornecer saídas cíclicas quando o eixo com o encoder é girado, portanto, um dispositivo de referência é necessário para calcular o movimento.

O sensor usado em um codificador rotativo incremental pode ser mecânico ou óptico. O tipo mecânico requer um processo denominado "debouncing", que é uma maneira de tornar a saída mais limpa, suave e consistente, em vez de flutuar ou "saltar". Esse tipo de codificador rotativo é geralmente usado como um potenciômetro digital em alguns equipamentos e dispositivos de consumo, como o dial de um rádio ou estéreo de carro ou o sensor de movimento em um mouse tipo bola. Mas, devido à natureza mecânica de seu sensor, as velocidades que ele pode controlar são limitadas. A melhor característica, porém, do tipo mecânico é o baixo custo e, apesar de possuir apenas dois sensores, sua resolução não é afetada em nada. Existem codificadores incrementais que têm até 10,000 ou mais contagens por revolução. O tipo óptico de codificadores incrementais é usado para aplicativos que funcionam em velocidades mais altas ou que requerem um nível mais alto de precisão.

Os dois sensores do codificador incremental permitem determinar a direção da rotação, uma vez que os dois sensores estão 90 graus fora de fase em termos das formas de onda geradas (saídas de quadratura), de modo que os valores resultantes em cada sensor juntos determinam se o movimento é no sentido horário ou anti-horário.