Um dendrimer é uma molécula tridimensional, ramificada, que é construída a partir de monómeros. A palavra "dendrimer" vem das palavras gregas "dendron" (que significa árvore) e "meros" (que significa parte). Os dendrers também são às vezes referidos como "polímeros dendríticos".
Os dendrers são geralmente sintetizados usando uma abordagem "bottom-up", significando que eles são construídos a partir de unidades menores (monômeros) até que o tamanho e a forma final desejada sejam alcançados. Isto contrasta com as abordagens "top-down", como as utilizadas na síntese de polímeros tradicionais, onde moléculas grandes são cortadas ou moldadas na forma desejada.
Os dendrímeros são atraentes para utilização em aplicações nanotecnológicas devido à sua estrutura bem definida, ao seu elevado grau de simetria e à sua grande relação superfície/volume. Podem ser funcionalizados com uma variedade de grupos na sua superfície, tornando-os adequados para utilização como veículos de distribuição de medicamentos, sensores ou catalisadores.
Dendrimers também estão sendo investigados para uso em aplicações de armazenamento de energia. Por exemplo, os dendrers podem ser usados como "supercapacitores" devido à sua alta superfície, o que lhes permite armazenar mais carga do que os capacitores tradicionais. O que são nanopartículas orgânicas? As nanopartículas orgânicas são partículas constituídas por moléculas orgânicas. Estas partículas podem ser constituídas por um único tipo de molécula, ou podem ser constituídas por uma mistura de moléculas. As nanopartículas orgânicas podem ser feitas através de uma variedade de métodos, incluindo síntese química, auto-montagem e montagem de baixo para cima.
As nanopartículas orgânicas têm uma ampla gama de aplicações, inclusive em cosméticos, produtos farmacêuticos e eletrônicos. Nos cosméticos, as nanopartículas orgânicas podem ser usadas para criar produtos com uma textura suave e para melhorar a eficácia dos princípios ativos. Em produtos farmacêuticos, as nanopartículas orgânicas podem ser usadas para melhorar a solubilidade e a biodisponibilidade dos medicamentos. Na electrónica, as nanopartículas orgânicas podem ser utilizadas para criar transístores de película fina e outros dispositivos electrónicos. O hidrogel é uma nanopartícula? Não, o hidrogel não é uma nanopartícula. O hidrogel é um gel composto por cadeias de polímeros hidrofílicos que estão em suspensão na água. Nanopartículas são partículas com pelo menos uma dimensão que medem menos de 100 nanômetros.
O que é Pamam dendrimer?
Os dendrimers da Pamam são um tipo de nanotecnologia que se refere a uma classe de moléculas que se caracterizam por uma estrutura tridimensional, ramificada, em forma de árvore. Eles são tipicamente feitos de polímeros e podem ser usados para uma variedade de aplicações, incluindo o fornecimento de medicamentos, imagens e detecção.
Quem inventou as nanopartículas de ouro? As nanopartículas de ouro foram descobertas no início do século XIX pelo químico alemão Wilhelm Hofmann. Ele descobriu que quando o ouro era aquecido a uma temperatura alta, ele produzia uma substância negra que ele acreditava ser um novo elemento. No entanto, só no início do século XIX é que as nanopartículas de ouro foram realmente isoladas e estudadas. Nos anos 70, os investigadores começaram a investigar as propriedades ópticas e eléctricas das nanopartículas de ouro, o que levou à sua utilização em diversas aplicações, incluindo cosméticos, células solares e tratamento do cancro. As nanopartículas de ouro são tóxicas? As nanopartículas de ouro não são tóxicas. Na verdade, demonstraram ser biocompatíveis e não citotóxicas. Também se demonstrou que têm propriedades antimicrobianas.