Dados assíncronos

Definição - o que significa dados assíncronos?

Dados assíncronos são aqueles que não são sincronizados quando são enviados ou recebidos. Nesse tipo de transmissão, os sinais são enviados entre os computadores e sistemas externos ou vice-versa de forma assíncrona. Isso geralmente se refere aos dados que são transmitidos em intervalos intermitentes, em vez de em um fluxo constante, o que significa que as primeiras partes do arquivo completo podem nem sempre ser as primeiras a serem enviadas e chegarem ao destino. Partes diferentes dos dados completos são enviadas em intervalos diferentes, às vezes simultaneamente, mas seguem caminhos diferentes em direção ao destino. A transferência de dados assíncronos não requer a coordenação ou tempo de bits entre os dois terminais.

Definirtec explica dados assíncronos

A transmissão de dados assíncronos não é solicitada por um sinal de relógio ao enviar os dados para o receptor, ao contrário dos métodos síncronos, onde o envio de dados é medido em relação a uma referência de tempo. Em comparação com a transmissão síncrona, a comunicação assíncrona tem algumas vantagens:

  • É mais flexível e os dispositivos podem trocar informações em seu próprio ritmo. Os caracteres de dados individuais podem se completar de forma que, mesmo se um pacote for corrompido, seus predecessores e sucessores não serão afetados.
  • Não requer processos complexos por parte do dispositivo receptor. Isso significa que uma inconsistência na transmissão de dados não resulta em uma grande crise, já que o aparelho consegue acompanhar o fluxo de dados. Isso também torna as transferências assíncronas adequadas para aplicativos onde os dados de caracteres são gerados de maneira irregular.

Existem também algumas desvantagens de usar dados assíncronos para transmissão:

  • O sucesso dessas transmissões depende dos bits de início e de seu reconhecimento. Isso pode ser facilmente suscetível à interferência de linha, fazendo com que esses bits sejam corrompidos ou distorcidos.
  • Uma grande parte dos dados transmitidos é usada para bits de controle e identificação de cabeçalhos e, portanto, não carrega nenhuma informação útil relacionada aos dados transmitidos. Isso invariavelmente significa que mais pacotes de dados precisam ser enviados.