8-bit

Definição - o que significa 8 bits?

8 bits é uma medida de informação de computador geralmente usada para se referir a hardware e software em uma época em que os computadores só podiam armazenar e processar um máximo de 8 bits por bloco de dados. Essa limitação se deveu principalmente à tecnologia de processador existente na época, com a qual o software precisava estar em conformidade. Isso resultou em gráficos bloqueados e tempos de computação lentos. Portanto, no momento, quando 8 bits são mencionados, geralmente estão associados a computadores lentos, gráficos de baixa resolução e som simplista.

Definirtec explica 8 bits

Oito bits era a capacidade máxima de tamanho de palavra de muitos computadores amplamente usados ​​no início dos anos 1970 até o final dos anos 1980. Essa era uma limitação de hardware da tecnologia de arquitetura de microprocessador e o principal gargalo para o software criado para esses sistemas de computador. O processador e seus registradores podiam conter e processar apenas 8 bits de dados por vez, de modo que cada processo de computação envolvia muito mais ciclos de busca e execução em comparação com computadores com tamanho de palavra de 16 bits ou superior; muito longe das arquiteturas de processador de 32 e 64 bits de hoje. Na mesma linha, os processadores gráficos de 8 bits atingiam o máximo de 8 bits, então eles só podiam mostrar um máximo de 256 cores.

A arquitetura de 8 bits é particularmente popular entre os jogadores, como os primeiros consoles de jogos verdadeiramente clássicos, que pavimentaram o caminho para a indústria de jogos iniciada em 8 bits. O Atari 2600 e o Nintendo Entertainment System (NES), consoles de videogame tidos em alta conta, são considerados ícones da era dos jogos de 8 bits. Mesmo hoje, gráficos e áudio de 8 bits ainda estão sendo usados ​​para novos jogos que rodam em hardware moderno. O uso de gráficos semelhantes a 8 bits é chamado de pixel art, que obviamente não está mais limitado a cores ou monitores de 8 bits, mas é simplesmente feito para parecer pixelado para se assemelhar a gráficos de 8 bits e invocar uma sensação de nostalgia.