Configuração de hardware

Definição - o que significa configuração de hardware?

A configuração de hardware faz referência aos detalhes e configurações de recursos do sistema alocados para um dispositivo específico. Muitos especialistas em computação melhoram o desempenho do hardware ajustando as configurações, que também podem incluir configurações para a placa-mãe e o BIOS, bem como as velocidades do barramento.

Com a tecnologia mais recente, a maioria dos computadores possui plug-and-play (PnP), permitindo que o sistema operacional detecte e configure periféricos externos e internos, bem como a maioria dos adaptadores. O PnP tem a capacidade de localizar e configurar componentes de hardware sem a necessidade de redefinir jumpers e chaves DIP (dual in-line package).

Definirtec explica a configuração de hardware

Cada dispositivo tem uma definição de configuração de hardware, que pode incluir o seguinte:

  • Linhas de solicitação de interrupção (IRQ): Essas são linhas de interrupção de hardware, que sinalizam à CPU quando um evento periférico foi interrompido ou iniciado.
  • Canais de acesso direto à memória (DMA): Este é um método para transferir dados da memória principal para um dispositivo sem passar pela CPU.
  • Porta de entrada / saída: conecta os dispositivos de entrada e saída ao computador. Existe um endereço de memória para cada porta.
  • Endereço de memória: há um identificador exclusivo usado para cada local de memória. O endereço da memória é normalmente um número binário, que é numerado sequencialmente.

Todos os dispositivos de hardware têm definições de configuração que podem afetar o desempenho e o funcionamento do sistema. As informações de configuração de hardware podem incluir:

  • Memoria disponivel
  • Recursos de gerenciamento de energia
  • Dispositivos conectados, como modems, unidades de disco e portas seriais

Durante o autoteste de ativação (POST), o sistema básico de entrada / saída (BIOS) pesquisa as configurações do sistema para determinar quais dispositivos estão presentes e como eles fazem interface com a CPU. Após o POST, quando as configurações do computador e do sistema são encontradas, a CPU usa as informações para processar instruções e dados. As informações de configuração são armazenadas de várias maneiras usando chaves DIP, jumpers e semicondutores de óxido de metal complementar (CMOS).

Hoje, a maioria dos dispositivos periféricos usa PnP, que irá configurar automaticamente o endereço DMA, IRQ e I / O. Os sistemas mais antigos que não têm PnP requerem que um novo dispositivo seja configurado usando jumpers ou chaves DIP.