Comunicação óptica

Definição - o que significa comunicação óptica?

A comunicação óptica é qualquer tipo de comunicação em que a luz é usada para transportar o sinal até o terminal remoto, em vez de corrente elétrica. A comunicação óptica depende de fibras ópticas para transportar sinais para seus destinos. Um modulador / desmodulador, um transmissor / receptor, um sinal de luz e um canal transparente são os blocos de construção do sistema de comunicações ópticas.

Por causa de suas inúmeras vantagens sobre a transmissão elétrica, as fibras ópticas substituíram amplamente as comunicações de fio de cobre em redes centrais no mundo desenvolvido.

Definirtec explica comunicação óptica

Desde o desenvolvimento de cabos de fibra ótica de baixa perda na década de 1970, as comunicações óticas se tornaram um dos métodos de comunicação mais populares. Os sistemas de comunicação óptica consistem nos seguintes componentes:

  1. Transmissor: converte e transmite um sinal eletrônico em um sinal de luz. Os transmissores mais comumente usados ​​são dispositivos semicondutores, como diodos emissores de luz (LEDs) e diodos laser.
  2. Receptores: Normalmente consistem em um fotodetector, que converte luz em eletricidade usando o efeito fotoelétrico. O fotodetector é normalmente um fotodiodo baseado em semicondutor.
  3. Fibra Óptica: Consiste em um núcleo, revestimento e um buffer através do qual o revestimento guia a luz ao longo do núcleo por meio de reflexão interna total.

Os principais benefícios da comunicação óptica incluem alta largura de banda, perda excepcionalmente baixa, grande alcance de transmissão e nenhuma interferência eletromagnética. Os contras da comunicação óptica incluem o alto custo do cabo, transmissor / receptor e outros equipamentos de suporte, e a habilidade e conhecimento necessários durante a instalação e interconexão do cabo.