Uma patente de método de negócio é uma patente que cobre um método de fazer negócios. Estas patentes são relativamente novas e foram introduzidas nos Estados Unidos pela primeira vez em 1998. As patentes de método de negócio são controversas porque cobrem métodos intangíveis, em vez de invenções físicas. Muitas pessoas acreditam que as patentes de métodos empresariais são muito amplas e permitem às empresas patentear idéias básicas, em vez de invenções específicas. Posso registrar a marca de um modelo de negócio? Sim, você pode registrar a marca de um modelo de negócio. Para o fazer, terá de demonstrar que o seu modelo de negócio é único e que serve como fonte de identificação para a sua marca. Se puder demonstrar que o seu modelo de negócio é original e distintivo, deverá ser capaz de obter uma marca comercial para ele. Posso ter direitos de autor de um plano de negócio? Geralmente, o copyright não protege ideias, conceitos, sistemas, ou métodos de fazer algo. No entanto, o copyright pode proteger a forma como estas coisas são expressas num determinado trabalho. Por exemplo, uma descrição de um plano de negócios em um livro seria protegida pelo copyright, mas a idéia subjacente do plano de negócios em si não o seria.
Como se protege o seu modelo de negócio? A melhor maneira de proteger o seu modelo de negócio é ter uma compreensão clara do seu modelo de negócio e de como ele funciona. Desta forma, você pode identificar mais facilmente quaisquer ameaças potenciais ao seu modelo de negócio e colocar salvaguardas para protegê-lo. Além disso, é importante manter o seu modelo de negócio actualizado à medida que o seu negócio evolui, pois isso irá ajudá-lo a identificar quaisquer novas ameaças que possam surgir.
Como eu mesmo patenteio uma idéia?
Não há uma resposta fácil quando se trata de patentear uma ideia, pois o processo pode ser bastante complicado e demorado. No entanto, é possível apresentar um pedido de patente por conta própria, sem a ajuda de um advogado ou agente de patentes.
O primeiro passo é determinar se a sua ideia é elegível para a protecção de patentes. Para ser elegível, uma invenção deve ser nova, útil e não óbvia. Além disso, ela deve se enquadrar em uma das seguintes categorias: processo, máquina, fabricação ou composição da matéria.
Se a sua ideia cumpre estes requisitos, pode então iniciar o processo de elaboração e apresentação de um pedido de patente. O pedido deve incluir uma descrição detalhada da invenção, assim como quaisquer reivindicações que você queira fazer. Uma vez apresentado o pedido, ele será revisto por um examinador de patentes, que irá determinar se a invenção é patenteável.
Se o examinador aprovar o pedido, será concedida uma patente à invenção. Uma vez concedida a patente, você terá o direito exclusivo de fazer, usar e vender a invenção por um período de 20 anos.
Os modelos de negócio são patenteáveis?
Sim, os modelos de negócio podem ser patenteados. Um modelo de negócio pode ser pensado como um plano de como um negócio funciona e ganha dinheiro. Como tal, pode ser visto como um tipo de invenção, e é possível obter uma patente para um modelo de negócio.
No entanto, há algumas coisas a ter em mente. Primeiro, as patentes são concedidas apenas para coisas que são novas e não óbvias para alguém com experiência na área relevante. Portanto, se o seu modelo de negócio não é verdadeiramente novo, ou se é algo que alguém poderia facilmente inventar por conta própria, é pouco provável que consiga obter uma patente para ele.
Segundo, mesmo que o seu modelo de negócio seja novo e não óbvio, deve ser algo que possa ser reduzido a um conjunto concreto de passos ou instruções para que possa ser patenteado. Em outras palavras, deve ser possível descrever o seu modelo de negócio de uma forma que outra pessoa possa replicá-lo.
Finalmente, é importante lembrar que uma patente só é boa por um tempo limitado - normalmente 20 anos a partir da data do depósito. Depois disso, o seu modelo de negócio entrará no domínio público e qualquer pessoa poderá usá-lo.
Portanto, se você desenvolveu um novo e inovador modelo de negócio que você acha que vale a pena patentear, você deve consultar um advogado de patentes para ver se ele é realmente elegível para a proteção de patentes.