Benchmark da unidade de processamento central (benchmark cpu)

Definição - O que significa o Benchmark da Unidade de Processamento Central (Benchmark da CPU)?

Uma referência de unidade de processamento central (CPU) é o uso de métodos de teste padronizados para avaliar o desempenho de uma CPU. Existem vários pacotes de software no mercado que podem realizar benchmarking de CPU. Os fabricantes de chips usam esses benchmarks no marketing e promoção de novas CPUs, embora algumas de suas afirmações de desempenho possam não ser confirmadas pelo uso no mundo real, porque o desempenho depende muito das configurações individuais do sistema.

Definirtec explica o benchmark da unidade de processamento central (benchmark da CPU)

O benchmarking da CPU é a prática de determinar como um processador funcionará de maneira padronizada. Isso geralmente é feito usando pacotes de software especiais. Alguns pacotes de benchmarking populares incluem Whetstone, Dhrystone, 3DMark, PCMark e outros.

A métrica de desempenho mais conhecida é a velocidade do clock, mas isso não conta toda a história com CPUs modernas de vários núcleos. Mesmo que a velocidade do clock nos processadores modernos não seja muito mais rápida do que as CPUs single-core, eles podem executar mais instruções e, portanto, trabalhar mais rápido simplesmente porque esses chips podem fazer muito mais em um ciclo de clock do que as CPUs single-core.

Muitos desses testes de desempenho podem não refletir com precisão o uso no mundo real. Os fabricantes adoram divulgar suas pontuações de benchmarking, mas eles podem ter sido executados em sistemas com RAM e discos rígidos mais rápidos do que a maioria das pessoas provavelmente terá. Os benchmarks devem, portanto, ser tomados com cautela.

Essa é parte da razão pela qual um método de benchmarking informal popular é usar um determinado aplicativo para testar uma CPU, como o Adobe Photoshop. Algumas das operações de processamento de imagem podem ser bastante intensivas em termos computacionais, e o Photoshop é um programa amplamente usado, então esse tipo de teste pode refletir mais o uso no mundo real do que os testes de benchmarking oficiais planejados.