Autoteste de inicialização (pós)

Definição - o que significa o autoteste de inicialização (POST)?

Um autoteste de inicialização (POST) é uma sucessão de testes de diagnóstico integrados executados ao ligar um computador. Esta série de testes determina o funcionamento adequado do seguinte:

  • Memória de acesso aleatório (RAM)
  • Unidades de disco
  • Os discos rígidos
  • Unidade de processamento central (CPU)
  • Todos os outros dispositivos de hardware

Definirtec explica Power-On Self Test (POST)

Em muitos casos, com computadores compatíveis com IBM ou PC, o POST é executado por um sistema básico de entrada / saída (BIOS) do computador. Os testes iniciais, que são executados pelo programa de inicialização do BIOS de memória somente leitura (ROM), incluem a leitura de informações de configuração armazenadas no chip semicondutor de óxido metálico complementar (CMOS), interruptores de pacote duplo em linha (DIP) e jumpers. Essas informações são então comparadas aos dispositivos de hardware, como CPU, disco rígido, unidades de disco e placa de vídeo. Em seguida, o ROM BIOS atribui recursos do sistema conforme necessário. Eles configuram o ambiente exigido pelo sistema operacional (SO). Após a conclusão desses testes, o POST geralmente alerta o SO com um ou mais bipes, dependendo do sistema.

O BIOS emite uma mensagem de erro se o hardware não estiver funcionando corretamente ou se não for identificado. A mensagem de erro consiste em um texto na tela ou uma série de sons de bipes codificados. Como o POST é iniciado antes da ativação da placa de vídeo, uma mensagem na tela não é típica. Há uma variedade de códigos de bipe que são adequadamente descritivos para solucionar o erro. Um código de bipe pode indicar um erro de paridade, erro de leitura / gravação (R ​​/ W) da memória de base, erro do temporizador de atualização de memória, erro de memória de vídeo, temporizador da placa-mãe não funcionando, falha de memória cache ou vários outros erros.

Às vezes, um erro interrompe o processo de inicialização até que o erro seja corrigido e um dispositivo com erro não possa ser executado, garantindo a segurança. Uma mensagem de erro pode ser básica. Por exemplo, o erro 161 significa que a bateria da placa do sistema está descarregada. Às vezes, um erro de POST pode ser drástico, como quando a placa-mãe não detecta um componente de RAM.

O POST faz parte de uma sequência de pré-inicialização dos dispositivos. Quando o POST é finalizado com sucesso, o bootstrapping é habilitado. Bootstrapping inicia a inicialização do sistema operacional. Exemplos de um programa de bootstrapping são o Linux Loader, o Windows NT Loader e o Linux's Grand Unified Bootloader.