Arquitetura de armazenamento serial (ssa)

Definição - o que significa a arquitetura de armazenamento serial (SSA)?

A arquitetura de armazenamento serial (SSA) é um protocolo aberto usado para facilitar a transferência de dados em alta velocidade entre discos, clusters e servidores. SSA é uma tecnologia de interface de armazenamento suportada pela indústria e pelo usuário.

O conceito SSA foi desenvolvido pelo engenheiro da IBM Ian Judd no início dos anos 1990. A IBM desenvolveu vários produtos SSA, incluindo gabinetes de disco, servidores de armazenamento e adaptadores de barramento de host. Os produtos SSA são baseados no padrão SCSI (Small Computer System Interface).

Definirtec explica a arquitetura de armazenamento serial (SSA)

Aplicativos como e-commerce, vídeo sob demanda e videoconferência estão avançando rapidamente, devido à expansão das infraestruturas de rede e às velocidades de processamento do computador. Esses aplicativos usam redes para acomodar os requisitos de dados e exigem sistemas com capacidade de armazenamento suficiente, tolerância a falhas e alta largura de banda de dados.

Para atender às crescentes demandas do sistema de armazenamento, o padrão SSA foi desenvolvido para implantação em ambientes de mainframe, sistemas de computador em rede e pequenos sistemas. SSA fornece tecnologia de conexão serial (SAT) de alto desempenho para conectar unidades de disco e servidores.

O SSA é configurado com dois links ponto a ponto conectados por meio de portas de dois dispositivos diferentes. Um nó, como um dispositivo de armazenamento com duas portas, se conecta a dois outros dispositivos de armazenamento usando dois pares de links. Se cada dispositivo de armazenamento tiver duas portas, elas serão facilmente vinculadas como um loop SSA. A configuração SSA fornece 20 MBps de largura de banda de link e suporta largura de banda de dados total de 80 MBps.

Os benefícios do SSA incluem:

  • Permite a reutilização espacial porque os links não interferem nos nós adjacentes.
  • Suporta transmissão de dados full-duplex simultânea.
  • Oferece segurança de dados por meio de tolerância a falhas.
  • Suporta troca a quente de discos rígidos.
  • Detecta interrupções e redefine os sistemas automaticamente sem interrupção da conexão.