Um guia completo para elevar os seus direitos de acesso ao Mac usando o terminal

Introdução ao Terminal Mac

Este artigo começa por apresentar o Terminal Mac, as suas funções básicas, e a importância de utilizar o Terminal para elevar os direitos de acesso. Explicará também o significado exacto de se tornar um administrador do Terminal.

Configuração do Terminal

Esta secção fornecerá uma visão geral da configuração necessária para o Terminal, explicará como abrir o Terminal, e oferecerá dicas para personalizar o Terminal de acordo com as necessidades do utilizador.

compreensão da estrutura da conta de utilizador

Esta secção explicará a estrutura da conta de utilizador num Mac, os diferentes tipos de utilizadores, e os privilégios a eles associados. Explicará também como verificar que conta de utilizador está actualmente activa.

Acesso à conta de utilizador raiz

Esta secção fornecerá informação sobre como aceder à conta de utilizador raiz, os privilégios do utilizador raiz, e os riscos associados à utilização da conta de utilizador raiz.

Alteração do estado da conta de utilizador

Esta secção explicará como alterar o estado da conta de utilizador, como alternar entre diferentes contas de utilizador, e como criar uma nova conta de administrador.

Configuração dos privilégios de administrador

Esta secção explicará como configurar a conta de administrador com os privilégios que requer, e como assegurar que a conta é segura.

Utilização da linha de comando

Esta secção explicará como utilizar a linha de comando para executar comandos, como utilizar wildcards, e como utilizar o comando de ajuda.

Resolução de problemas comuns

Esta secção explicará como resolver problemas comuns que possam surgir durante a utilização do Terminal, tais como erros de ligação, erros de permissão, e erros de comando.

Conclusão

Esta secção fornecerá um resumo do artigo e oferecerá dicas para leitura posterior.

FAQ
Como posso processar como administrador no Mac?

O Sudo é um programa que lhe permite executar comandos como outro utilizador, incluindo o administrador. Para sudo como administrador no Mac, abra o Terminal e digite o seguinte comando: sudo su. Isto pedir-lhe-á a password de administrador. Uma vez introduzida a palavra-passe, poderá executar comandos como administrador.

Como posso mudar quem é o administrador no meu Mac?

Para mudar quem é o administrador no seu Mac, siga estes passos:

1. Abra as Preferências do Sistema.

2. Clique em Users & Groups (Utilizadores e Grupos).

3. Clique no ícone de bloqueio no canto inferior esquerdo para desbloquear as preferências.

4. introduza a sua palavra-passe quando solicitado.

5. Clique no utilizador que deseja fazer o administrador.

6. Clique na caixa de verificação “Permitir que o utilizador administre este computador”.

7. Clique no ícone de bloqueio no canto inferior esquerdo para bloquear as preferências.

Como comando novamente como administrador de raiz?

Existem algumas maneiras de voltar a ser o administrador root, dependendo do seu sistema.

Se tiver acesso físico à máquina, pode arrancar em modo de utilizador único e depois alterar a palavra-passe para a conta de raiz.

Se tiver privilégios sudo, pode usar o comando sudo para obter acesso root.

Se tiver uma conta na máquina com privilégios de administrador, pode usar o comando sudo para se tornar o utilizador root.

Como posso mudar de root para administrador?

Para mudar root para administrador, terá de editar o ficheiro /etc/passwd e alterar o nome de utilizador da conta root de “root” para “administrador”. Depois, terá de editar o ficheiro /etc/group e alterar o nome do grupo para a conta de raiz de “root” para “administrador”. Finalmente, terá de editar o ficheiro /etc/shadow e alterar a palavra-passe para a conta de raiz de “root” para “administrador”.

Como utilizar o sudo no terminal Mac?

Sudo é um comando UNIX que permite a um utilizador executar um programa com os privilégios de segurança de outro utilizador. Na maioria dos casos, o utilizador será o superutilizador, ou root. Sudo é frequentemente utilizado para elevar os privilégios de modo a que um utilizador possa executar uma tarefa que requer acesso root, tal como instalar software ou alterar as definições do sistema.

Para utilizar o sudo num Mac, abra o Terminal e digite “sudo” seguido do comando que deseja executar. Por exemplo, para instalar um novo programa de software, escreveria “sudo apt-get install [nome do programa]”. Ser-lhe-á pedido que introduza a sua palavra-passe; assim que o fizer, o comando será executado com privilégios de root.