Este artigo fornece uma visão geral do conceito de permissões de ficheiros em Mac OS X, incluindo os vários tipos de permissões disponíveis, e como modificá-las num processo de lote.
Esta secção explica os diferentes tipos de permissões de ficheiros, e porque são importantes no Mac OS X. Também descreve os passos para identificar as permissões actuais de um ficheiro ou pasta.
Esta secção descreve o processo de alteração das permissões de ficheiros para um único ficheiro ou para um grupo de ficheiros no Mac OS X. Explica também como se processam em lote as permissões de processamento.
Esta secção explica como utilizar a aplicação Terminal no Mac OS X para alterar as permissões de um único ficheiro ou de um grupo de ficheiros. Também fornece um exemplo de utilização do comando chmod para modificar as permissões.
Esta secção explica como utilizar a aplicação Finder no Mac OS X para alterar as permissões de um único ficheiro ou de um grupo de ficheiros. Também fornece um exemplo de como usar a janela Obter Informações para modificar permissões.
Esta secção explica como usar a aplicação Automator no Mac OS X para processar em lote as permissões de ficheiros. Fornece também um exemplo de utilização do Automator para modificar permissões para um grupo de ficheiros.
Esta secção explica como utilizar aplicações de terceiros no Mac OS X para alterar as permissões de ficheiros para um único ficheiro ou um grupo de ficheiros. Também fornece um exemplo de utilização de uma aplicação de terceiros para modificar as permissões.
Esta secção fornece dicas para a resolução de problemas de permissões no Mac OS X. Também explica como repor as permissões de ficheiros de volta às suas definições originais.
Para definir 755 permissões em Mac, pode usar a aplicação Terminal. Primeiro, abra a aplicação Terminal e depois navegue para o directório onde se encontra o ficheiro. Depois, use o comando “chmod” para definir as permissões. Por exemplo, para definir 755 permissões num ficheiro chamado “file.txt”, utilizaria o seguinte comando: chmod 755 file.txt.
Para dar a si mesmo permissões completas num Mac, terá de abrir a aplicação “System Preferences” e clicar no ícone “Security & Privacy”. Uma vez nas preferências de Segurança & Privacidade, terá de clicar no separador “Privacidade” e depois seleccionar a opção “Ficheiros e Pastas” na lista de opções do lado esquerdo da janela.
Uma vez seleccionada a opção “Ficheiros e Pastas”, verá uma lista de locais no seu Mac que requerem permissões para aceder a eles. A fim de obter todas as permissões para todos estes locais, terá de clicar no ícone “Bloquear” no canto inferior esquerdo da janela e introduzir a sua palavra-passe quando lhe for pedido. Depois de o ter feito, poderá marcar a caixa “Permitir Acesso Total ao Disco” ao lado do seu nome de utilizador na lista de utilizadores do lado direito da janela.
Sim, pode chmod vários ficheiros de uma só vez utilizando o comando chmod. Para o fazer, utilizaria a bandeira -R, que significa recursivo. Por exemplo, se quisesse chmod todos os ficheiros de um directório para 755, usaria o seguinte comando: chmod -R 755 /caminho/para/directório.
O comando chmod 777 em Mac é utilizado para conceder permissões de leitura, escrita e execução a todos os utilizadores de um ficheiro ou directório. Isto é útil quando é necessário permitir a todos o acesso a um ficheiro ou pasta, tal como quando se configura um directório partilhado.
Não existe um X de controlo directo para Mac, no entanto existem algumas formas de alcançar um resultado semelhante. Uma opção é utilizar o atalho “Comando + X”, que cortará o item seleccionado. Outra opção é utilizar o menu “Editar” e seleccionar “Cortar”.