Introdução aos Chipsets Gráficos Onboard
Os chipsets gráficos Onboard são circuitos integrados (ICs) que fazem parte dos circuitos de uma placa mãe e fornecem capacidades básicas de saída de vídeo. Muitas placas-mãe modernas vêm com chipsets gráficos onboard, que permitem aos utilizadores ligar um dispositivo de visualização como um monitor ou TV e exibir gráficos básicos sem a necessidade de instalar uma placa de vídeo dedicada. Embora os chipsets gráficos onboard forneçam capacidades básicas de vídeo, não oferecem o mesmo nível de desempenho e características que as placas de vídeo dedicadas.
Vantagens de instalar uma placa de vídeo
A instalação de uma placa de vídeo dedicada numa placa mãe com um chipset gráfico onboard pode oferecer várias vantagens. Por exemplo, as placas de vídeo dedicadas vêm frequentemente com maiores capacidades de saída de vídeo, proporcionando maiores resoluções, mais cores, e melhor desempenho 3D. As placas de vídeo dedicadas também podem vir com características adicionais, tais como codificação de vídeo melhorada, conectores adicionais, e suporte para taxas de actualização mais elevadas.
Escolher uma placa de vídeo compatível com a placa mãe
Ao escolher uma placa de vídeo para uma placa mãe com um chipset gráfico onboard, é importante seleccionar uma placa que seja compatível com a placa mãe. Isto inclui certificar-se de que a placa de vídeo é compatível com o factor de forma da placa mãe e que tem o tipo de ligação correcto (PCI, AGP, ou PCI-Express). É também importante certificar-se de que a placa de vídeo tem conectores de alimentação suficientes para alimentar a placa.
Antes de instalar uma placa de vídeo numa placa-mãe com um chipset gráfico integrado, é importante preparar o computador. Isto inclui desinstalar quaisquer controladores de vídeo existentes, desactivar o chipset gráfico de bordo na BIOS, e desligar todos os ecrãs ligados. É também importante certificar-se de que o computador está devidamente ligado à terra para evitar qualquer potencial dano aos componentes.
Os passos para instalar uma placa de vídeo numa placa-mãe com um chipset gráfico onboard
Os passos para instalar uma placa de vídeo numa placa-mãe com um chipset gráfico onboard são semelhantes aos da instalação de uma placa de vídeo numa placa-mãe sem um chipset gráfico onboard. Isto inclui a remoção da placa de vídeo existente (se presente), a instalação da nova placa na ranhura apropriada, a ligação de todos os conectores de alimentação necessários, e a ligação do visor.
Actualização dos controladores após a instalação de uma placa de vídeo
Uma vez instalada uma placa de vídeo, é importante descarregar e instalar os controladores mais recentes a partir do website do fabricante. Isto assegurará que a placa está a funcionar correctamente e que as últimas características e capacidades estão disponíveis.
Resolução de problemas comuns durante a instalação de uma placa de vídeo
Se encontrar algum problema durante a instalação de uma placa de vídeo numa placa mãe com um chipset gráfico a bordo, é importante resolver o problema. Isto inclui verificar todas as ligações, verificar se a placa de vídeo é compatível com a placa-mãe, e certificar-se de que os controladores correctos estão instalados.
Alternativas à instalação de uma placa de vídeo
Se não quiser instalar uma placa de vídeo dedicada numa placa-mãe com um chipset gráfico onboard, existem várias alternativas. Estas incluem a utilização de um adaptador para ligar as saídas de vídeo da placa mãe a um ecrã, a utilização de um adaptador de vídeo USB, ou a utilização de uma doca para portátil.
Conclusão
A instalação de uma placa de vídeo numa placa mãe com um chipset gráfico onboard pode oferecer várias vantagens, tais como melhores capacidades de saída de vídeo, características adicionais, e melhor desempenho 3D. No entanto, é importante certificar-se de que a placa de vídeo é compatível com a placa-mãe e que são tomadas todas as medidas necessárias para preparar o computador e instalar a placa correctamente.
Os gráficos a bordo são uma forma de gráficos integrados, o que significa que estão incluídos na placa-mãe. Muitas placas-mãe modernas incluem poderosas capacidades gráficas onboard, o que pode poupar-lhe o custo e o incómodo de instalar uma placa gráfica separada. No entanto, se for um jogador sério ou precisar de fazer outras tarefas gráficas intensivas, provavelmente precisará de uma placa gráfica dedicada.
Para instalar uma placa de vídeo num PC com gráficos integrados, necessitará de ter um slot PCI Express (PCIe) na sua placa mãe. Se não tiver uma ranhura PCIe, terá de substituir a sua placa mãe.
Depois de ter verificado que tem um slot PCIe, pode instalar a sua placa de vídeo seguindo estes passos:
1. desligue o seu computador e desligue todos os cabos.
2. Retire a tampa da caixa e localize a ranhura PCIe.
3. insira a placa de vídeo na ranhura PCIe e fixe-a com parafusos.
4. ligar os cabos de alimentação à placa de vídeo.
5. Substitua a tampa da caixa e ligue o seu computador.
O seu computador deve agora poder utilizar a placa de vídeo.