SMB e NFS são dois protocolos que permitem aos utilizadores aceder a ficheiros armazenados noutro computador através de uma rede. SMB (Server Message Block) é um protocolo baseado em Windows e NFS (Network File System) é um protocolo baseado em UNIX. Como tal, SMB é mais comumente usado em redes Windows e NFS é mais comumente usado em redes Linux.
O primeiro passo para montar uma partilha SMB ou NFS com o Ubuntu é estabelecer uma ligação à partilha. Isto pode ser feito através da introdução do endereço IP da partilha no gestor de ficheiros da sua escolha. Se a rede estiver configurada correctamente, a partilha deve ser visível e pode ser acedida.
Para montar correctamente uma partilha SMB ou NFS com o Ubuntu, determinados pacotes devem ser instalados. Para partilhas SMB, o pacote cifs-utils deve ser instalado. Para acções NFS, o pacote nfs-comum tem de ser instalado. Estes pacotes podem ser instalados usando o comando apt-get.
Uma vez instalado o pacote cifs-utils, a acção SMB tem de ser configurada. Isto pode ser feito através da criação de um ponto de montagem e da edição do ficheiro /etc/fstab. O ponto de montagem pode ser criado usando o comando mkdir e o ficheiro /etc/fstab pode ser editado usando um editor de texto como o nano ou vi.
Uma vez instalado o pacote nfs-common, a partilha NFS deve ser configurada. Isto pode ser feito através da criação de um ponto de montagem e edição do ficheiro /etc/fstab. O ponto de montagem pode ser criado usando o comando mkdir e o ficheiro /etc/fstab pode ser editado usando um editor de texto como o nano ou vi.
Uma vez configuradas as acções SMB e NFS, estas podem ser montadas. Isto pode ser feito através da introdução do comando de montagem numa janela terminal. O comando de montagem utilizará a informação do ficheiro /etc/fstab para montar a acção.
Uma vez montadas as partilhas SMB e NFS, estas podem ser verificadas através da introdução do comando de montagem numa janela de terminal. O comando de montagem irá exibir todas as acções actualmente montadas e os seus pontos de montagem.
Se as acções SMB e NFS não estiverem montadas correctamente, há algumas medidas que podem ser tomadas para resolver o problema. Isto inclui verificar a configuração da rede, verificar o comando de montagem, e verificar o ficheiro /etc/fstab.
A montagem de partilhas SMB e NFS com o Ubuntu é um processo relativamente simples. Seguindo os passos delineados neste guia, os utilizadores devem ser capazes de montar correctamente as suas partilhas de SMB e NFS.
Existem algumas formas diferentes de aceder a uma acção SMB a partir do Ubuntu. Uma forma é utilizar o cliente Samba, que é instalado por defeito na maioria das instalações Ubuntu. Para utilizar o cliente Samba, abra um terminal e digite o seguinte comando:
smbclient //server-name/share-name -U nome de utilizador
Substituir “server-name” pelo nome do servidor que hospeda a partilha SMB, e “share-name” pelo nome da partilha SMB. Ser-lhe-á pedida uma senha; introduza a senha para a partilha SMB. Uma vez conectado, poderá usar os comandos dentro do smbclient para navegar na partilha SMB.
Outra forma de aceder a uma partilha SMB a partir do Ubuntu é utilizar o gestor de ficheiros Nautilus. Para tal, abra o Nautilus e seleccione “Rede” a partir da barra lateral esquerda. Isto abrirá uma janela mostrando todas as partilhas de rede disponíveis. Encontre o servidor que hospeda a partilha SMB e faça duplo clique para abrir uma janela de login. Introduza o nome de utilizador e palavra-passe para a partilha SMB e clique em “Ligar”. O Nautilus abrirá então a partilha SMB numa nova janela.
Há algumas coisas que terá de fazer para montar um servidor NFS no Ubuntu. Em primeiro lugar, terá de instalar o software do servidor NFS. Isto pode ser feito através da execução do seguinte comando:
sudo apt-get install nfs-kernel-server
Uma vez instalado o software, terá de criar um directório que será utilizado como ponto de montagem para a partilha NFS. Por exemplo, poderá criar um directório chamado /mnt/nfs.
A seguir, terá de editar o ficheiro /etc/exports e adicionar uma entrada para o directório que acabou de criar. A entrada deve ter o seguinte aspecto:
/mnt/nfs *(rw,sync,no_subtree_check)
Finalmente, terá de reiniciar o servidor NFS para que as alterações entrem em vigor. Isto pode ser feito através da execução do seguinte comando:
sudo /etc/initc/init.d/nfs-kernel-server restart
Para montar uma partilha SMB no Linux, terá de instalar o pacote cifs-utils. Uma vez instalado, pode montar o compartilhamento SMB executando o seguinte comando:
sudo mount -t cifs //server/share /mount/point -o username=USER,password=PASS
Substituir “server” pelo endereço IP ou hostname do servidor SMB, “share” pelo nome da partilha SMB, e “mount/point” pelo directório onde pretende montar a partilha. USUÁRIO e PASS deve ser substituído pelo nome de utilizador e senha de um utilizador que tenha acesso à partilha SMB.
Sim, o Ubuntu pode usar SMB (Server Message Block) para partilhar ficheiros com computadores Windows. Para o fazer, terá de instalar o software Samba no seu computador Ubuntu e depois configurá-lo para partilhar ficheiros com os computadores Windows na sua rede.