Quando se envia uma mensagem através do Gmail, o processo é relativamente simples. A sua mensagem é enviada do seu computador ou dispositivo móvel para o servidor do Gmail, e depois reencaminhada para o endereço de correio electrónico do destinatário. A mensagem é então armazenada na caixa de entrada do destinatário e marcada como “enviada” na sua própria conta Gmail. No entanto, a mensagem não é realmente armazenada na sua própria conta Gmail.
Quando envia uma mensagem através do Gmail, a mensagem em si não é armazenada na sua conta Gmail. Em vez disso, ela é armazenada na caixa de entrada do destinatário, onde permanecerá até o destinatário a apagar. O único registo da mensagem armazenada na sua própria conta Gmail é uma pequena entrada na pasta “Enviada”, contendo apenas informações sobre a mensagem, tais como o endereço de correio electrónico do destinatário, o assunto, e a hora a que a mensagem foi enviada.
Os esboços são mensagens que começou a compor, mas que ainda não foram enviadas. Estas mensagens são armazenadas na sua pasta de esboços e podem ser acedidas, editadas, e reenviadas a qualquer altura. As mensagens enviadas, por outro lado, são mensagens que foram enviadas e são armazenadas na caixa de entrada do destinatário, e não na sua própria conta Gmail.
Se o destinatário não receber uma mensagem enviada, esta permanecerá na pasta “Enviadas” na sua conta Gmail. Contudo, isto não significa que a mensagem foi realmente enviada, uma vez que pode ter sido bloqueada pelo fornecedor de correio electrónico do destinatário. Se a mensagem não foi recebida, pode tentar reenviá-la.
Quando uma mensagem é apagada da caixa de entrada do destinatário, é permanentemente apagada da sua conta e não pode ser recuperada. Isto também se aplica a mensagens armazenadas na pasta “Enviadas” na sua própria conta Gmail. Uma vez apagada, a mensagem desaparece definitivamente.
Ao não guardar as mensagens enviadas na sua própria conta Gmail, pode poupar espaço de armazenamento e manter a sua caixa de entrada organizada. Além disso, não terá de se preocupar com o armazenamento indefinido de mensagens sensíveis na sua própria conta.
A principal desvantagem de não guardar mensagens enviadas na sua própria conta Gmail é que não terá acesso à própria mensagem se precisar de voltar atrás e vê-la mais tarde. Além disso, se apagar uma mensagem da caixa de entrada do destinatário, não poderá recuperá-la.
Se precisar de aceder a uma mensagem enviada no futuro, pode usar a função de pesquisa na sua conta Gmail para a encontrar. Introduza palavras-chave relacionadas com a mensagem, tais como o endereço electrónico do destinatário ou o assunto da mensagem, e a mensagem deve aparecer nos resultados da pesquisa.
Sim, o Gmail guarda as mensagens de correio electrónico enviadas por defeito. Os e-mails enviados podem ser encontrados na etiqueta “Sent Mail” no Gmail.
Existem algumas razões possíveis para os emails desaparecerem da pasta “Enviados”. Uma possibilidade é que tenha definido o seu programa de correio electrónico para apagar automaticamente as mensagens após um certo período de tempo. Outra possibilidade é que tenha apagado acidentalmente as mensagens da sua pasta Enviadas. Se suspeitar que as suas mensagens foram eliminadas, pode verificar a pasta Lixo ou Itens Eliminados do seu programa de correio electrónico para ver se as mensagens ainda lá se encontram.
O Gmail mantém as mensagens de correio electrónico enviadas indefinidamente. Contudo, pode escolher que o Gmail elimine as mensagens enviadas após um certo período de tempo. Para o fazer, vá a Definições, depois clique no separador Contas e Importação. Na secção “Eliminar a cópia das mensagens do Gmail após serem abertas neste dispositivo”, seleccione a quantidade de tempo que deseja que o Gmail mantenha as mensagens enviadas.
Para guardar automaticamente as mensagens de correio electrónico enviadas, terá de configurar uma regra no seu programa de correio electrónico. Por exemplo, no Microsoft Outlook, pode clicar no separador Ficheiro, depois clicar em Gerir Regras & Alertas. No separador Regras de correio electrónico, clique em Nova Regra e siga as instruções para criar uma regra que guardará uma cópia de todos os e-mails enviados para uma pasta especificada.
Existem algumas explicações possíveis para a razão pela qual as suas mensagens enviadas podem não estar a aparecer na sua conta Gmail. Primeiro, verifique se tem filtros configurados que poderiam estar automaticamente a direccionar as suas mensagens enviadas para uma pasta diferente. Para o fazer, clique no ícone da engrenagem no canto superior direito da sua conta Gmail e seleccione “Definições”. Depois, clique no separador “Filtros e Endereços Bloqueados” e percorra a sua lista de filtros para ver se algum deles está configurado para encaminhar as suas mensagens enviadas para um local diferente.
Se não tiver nenhum filtro configurado, é possível que as suas mensagens enviadas estejam a ser automaticamente arquivadas. Para verificar se é este o caso, clique na etiqueta “Todo o correio” na barra lateral esquerda da sua conta Gmail. Se as suas mensagens enviadas estiverem a aparecer nesta pasta, então elas estão a ser automaticamente arquivadas e terá de ajustar as suas definições para evitar que isto aconteça no futuro. Para o fazer, clique no ícone da engrenagem no canto superior direito da sua conta Gmail e seleccione “Definições”. Depois, clique no separador “Avançadas” e desloque-se para a secção “Arquivamento”. Certifique-se de que a opção “Arquivar cópia do Gmail” não está seleccionada.