A margem de exploração é uma medida financeira que indica a rentabilidade de uma empresa. É calculada tomando as receitas de exploração da empresa e dividindo-as pelas suas receitas totais. Este valor ajuda a determinar a rentabilidade da empresa e a forma como esta gere os seus custos. A margem de exploração pode ser utilizada para comparar empresas do mesmo sector, ou para comparar o desempenho de uma empresa com o seu próprio desempenho no passado.
A margem bruta de fabrico é uma medida financeira que é utilizada para determinar a rentabilidade de uma empresa de fabrico. É calculada subtraindo o custo dos bens vendidos da receita total. Este valor ajuda a medir quão bem uma empresa está a gerir os seus custos de produção, e quão rentável é a empresa.
Tanto a margem de exploração como a margem bruta de fabrico são utilizadas para medir a rentabilidade de uma empresa. Além disso, ambas são utilizadas para comparar o desempenho de uma empresa com o seu próprio desempenho do passado. Contudo, a margem de exploração é utilizada para medir a rentabilidade global de uma empresa, enquanto a margem bruta de fabrico é utilizada para medir a rentabilidade de uma empresa de fabrico.
A principal diferença entre a margem operacional e a margem bruta de fabrico é que a margem operacional mede a rentabilidade global de uma empresa, enquanto que a margem bruta de fabrico mede a rentabilidade de uma empresa transformadora. Além disso, a margem operacional tem em conta os custos operacionais de uma empresa, enquanto que a margem bruta de fabrico tem em conta os custos de produção de uma empresa.
Os analistas utilizam a margem operacional e a margem bruta de fabrico para medir a rentabilidade de uma empresa e para comparar o desempenho de uma empresa com o seu próprio desempenho do passado. A margem de exploração ajuda a determinar a rentabilidade global de uma empresa, enquanto a margem bruta de fabrico ajuda a determinar a rentabilidade de uma empresa de fabrico.
A compreensão da margem operacional e da margem bruta de fabrico pode ser benéfica para os investidores, uma vez que lhes permite comparar o desempenho de uma empresa com o seu próprio desempenho no passado. Além disso, a compreensão destas duas medidas pode ajudar os investidores a tomar decisões mais informadas quando investem numa empresa.
Os factores que afectam a margem operacional e a margem bruta de fabrico incluem a estrutura de custos da empresa, as receitas da empresa, os custos de produção da empresa, e os custos operacionais da empresa. Além disso, as tendências macroeconómicas podem também afectar estas duas medidas.
8 Como calcular a margem operacional e a margem bruta de fabrico
Para calcular a margem operacional, subtrair os custos operacionais da empresa da sua receita total e dividir o resultado pela receita total. Para calcular a margem bruta de fabrico, subtrair o custo dos produtos vendidos da receita total.
Uma boa margem de exploração para o fabrico varia em função da indústria específica. Por exemplo, a margem de exploração média para o sector transformador como um todo era de cerca de 4,5% em 2017. No entanto, este número pode variar muito dependendo da indústria em particular. Por exemplo, a margem operacional para a indústria de fabrico de computadores e produtos electrónicos era de cerca de 9,5% em 2017, enquanto que a margem operacional para a indústria de moinhos têxteis era apenas de cerca de 1,5%.
Margem de exploração é também conhecida como rendimento de exploração ou lucro de exploração. Este é o montante de dinheiro que uma empresa ganha com as suas operações comerciais normais, após dedução de todas as suas despesas operacionais.
Os três tipos de margem são:
1. margem inicial: A quantia de dinheiro necessária para abrir uma nova posição.
2. Margem de manutenção: A quantidade de dinheiro necessária para manter uma posição aberta.
3. margem de chamada: A quantidade de dinheiro necessária para satisfazer uma chamada de margem.
A margem de exploração é uma medida da rentabilidade de uma empresa, calculada como rendimento operacional dividido pelas vendas líquidas. A margem bruta é uma medida da rentabilidade de uma empresa, calculada como lucro bruto dividido pelas vendas líquidas.
A margem de exploração é mais importante que a margem bruta porque é uma medida da rentabilidade de uma empresa, depois de ter em conta todas as suas despesas de exploração. A margem bruta é uma medida da rentabilidade de uma empresa antes de tomar em conta quaisquer despesas de exploração.
Existem dois tipos de margem: margem bruta e margem de exploração. A margem bruta é a diferença entre as receitas de uma empresa e o custo dos produtos vendidos. A margem de exploração é a diferença entre as receitas de uma empresa e as suas despesas de exploração.