Análise de links

Definição - o que significa análise de link?

A análise de link é uma técnica de análise de dados usada na teoria da rede para avaliar os relacionamentos ou conexões entre os nós da rede. Esses relacionamentos podem ser entre vários tipos de objetos (nós), incluindo pessoas, organizações e até mesmo transações.

A análise de links é essencialmente um tipo de descoberta de conhecimento que pode ser usada para visualizar dados para permitir uma melhor análise, especialmente no contexto de links, sejam eles links da Web ou links de relacionamento entre pessoas ou entre diferentes entidades. A análise de links é freqüentemente usada na otimização de mecanismos de pesquisa, bem como em inteligência, em análises de segurança e em pesquisas de mercado e médicas.

Definirtec explica a análise de links

A análise de links consiste literalmente em analisar os links entre objetos, sejam eles físicos, digitais ou relacionais. Isso requer coleta de dados diligente. Por exemplo, no caso de um site onde todos os links e backlinks que estão presentes devem ser analisados, uma ferramenta deve filtrar todos os códigos HTML e vários scripts na página e, em seguida, seguir todos os links que encontrar em ordem para determinar que tipo de links estão presentes e se estão ativos ou inativos. Essas informações podem ser muito importantes para a otimização de mecanismos de pesquisa, pois permitem ao analista determinar se o mecanismo de pesquisa é realmente capaz de localizar e indexar o site.

Na rede, a análise do link pode envolver a determinação da integridade da conexão entre cada nó da rede, analisando os dados que passam pelos links físicos ou virtuais. Com os dados, os analistas podem encontrar gargalos e possíveis áreas de falha e podem corrigi-los mais rapidamente ou até mesmo ajudar na otimização da rede.

A análise de link tem três objetivos principais:

  • Encontre correspondências para padrões conhecidos de interesses entre objetos vinculados.
  • Encontre anomalias detectando padrões conhecidos violados.
  • Encontre novos padrões de interesse (por exemplo, em redes sociais, marketing e inteligência de negócios).