Alocação de recursos multilocatários

Definição - o que significa alocação de recursos multilocatários?

A alocação de recursos multilocatários é a distribuição e atribuição de instâncias de aplicativos a locatários de software individuais. É usado principalmente em computação em nuvem, onde multilocação é a arquitetura de backbone. A possibilidade de vários usuários receberem instâncias exclusivas de um único aplicativo de software em um ambiente compartilhado oferece economias de custo consideráveis.

Definirtec explica a alocação de recursos multilocatários

Distribuir recursos pode ser uma tarefa complicada. Na época do computador mainframe, o acesso ao processamento era alocado em pequenas porções de tempo. Agora que a computação em nuvem está disponível, os usuários compartilham recursos por meio do que é chamado de arquitetura de multilocação. O modo como os aplicativos de computação em nuvem são compartilhados é a natureza da alocação de recursos multilocatários.

A multilocação possibilita que cada usuário tenha sua própria instância de um aplicativo compartilhado. Este atributo pode ser aplicado a qualquer uma ou todas as três camadas da nuvem, IaaS, PaaS e SaaS. Envolvidas neste processo estão várias práticas de controle, como acesso seguro e uso medido. Cada locatário deve ter seu próprio ambiente de computação seguro individual. Vários cenários são possíveis, mas cada inquilino permanece isolado e invisível para outros inquilinos.

Os graus de multilocação podem ser definidos na arquitetura. É possível que IaaS e PaaS sejam multilocatários, enquanto SaaS não. A multilocação é realizada por meio da criação de um esquema de banco de dados. Existem diferentes abordagens para gerenciar uma arquitetura de dados multilocatária. A Microsoft identifica três:

  • Bancos de dados separados
  • Banco de dados compartilhado, esquemas separados
  • Banco de dados compartilhado, esquema compartilhado

A forma como a multilocação é configurada difere em cada provedor. A granularidade da locação se aplica ao nível do aplicativo. Instâncias separadas de software são definidas nos dados.