Computação em nuvem privada

Definição - O que significa computação em nuvem privada?

A computação em nuvem privada refere-se a serviços em nuvem destinados a uma única empresa ou organização, ao contrário dos serviços de nuvem pública, que se destinam a vários clientes. O modelo de nuvem privada tem diferentes metas e objetivos e diferentes tipos de configurações, cujo conceito é permitir que as empresas alcancem a funcionalidade da nuvem sem as desvantagens de compartilhar a infraestrutura de rede com outros locatários da nuvem.

Definirtec explica computação em nuvem privada

Tradicionalmente, uma abordagem de nuvem multilocatária permite que os fornecedores de computação em nuvem ofereçam melhor escalabilidade, controle de custos e fornecimento de serviço consistente. A abordagem de nuvem multilocatária permite eficiência, da mesma forma que um único professor é pago para ensinar de 25 a 30 alunos em uma única sala de aula. Conforme a computação em nuvem se desenvolveu, os benefícios de ter sistemas multilocatários permitiram que as empresas aumentassem ou diminuíssem os serviços facilmente e pagassem apenas pelo que usavam, o que era considerado um grande benefício.

Com a nuvem privada, a empresa tenta construir a funcionalidade da nuvem por si mesma ou contratar uma empresa terceirizada dedicada para construir um sistema que atenda apenas a esse cliente final específico. Isso geralmente é feito por meio de estratégias comuns, incluindo virtualização e automação do data center. Por exemplo, servidores e unidades de armazenamento de dados podem ser virtualizados em elementos chamados de máquinas virtuais que podem ser gerenciados coletivamente por administradores.

O surgimento de modelos de serviços de computação em nuvem privada gerou polêmica sobre até onde as empresas podem ir praticamente com esse tipo de serviço dedicado e se essa estratégia realmente beneficiará ou não a média das empresas. Especialistas falam sobre empresas que tentam entrar em um ambiente de computação em nuvem privada de forma incremental, sem colocar toda a sua infraestrutura "em uma nuvem" - conforme surge, a computação em nuvem privada continua a competir com os modelos de nuvem pública, trabalhando em conceitos como pooling de recursos, rápido elasticidade e escalabilidade dos serviços.