Administrador de rede

Definição - o que significa administrador de rede?

Um administrador de rede é um especialista em TI que gerencia a rede de uma organização. O administrador de rede deve possuir um alto nível de conhecimento tecnológico e é mais comumente o nível mais alto de equipe técnica em uma determinada organização. Os administradores de rede mantêm as redes operacionais e monitoram funções e operações dentro da rede.

Um administrador de rede é responsável por instalar, manter e atualizar qualquer software ou hardware necessário para executar com eficiência uma rede de computadores. A rede de TI ou de computadores pode se estender a uma rede de área local, rede de área ampla, Internet e intranets.

Definirtec explica o administrador de rede

O administrador de rede geralmente possui um grau superior associado a ciência da computação e TI. Os administradores geralmente também adquirem certificados relacionados à rede ou passam por um treinamento de alto nível relacionado a software ou hardware específico incluído na rede. Isso permite que o administrador da rede controle rapidamente as novas adições de rede ou até mesmo crie uma nova rede completamente do zero. Certificados relacionados à administração de rede são oferecidos por organizações conhecidas como Microsoft, Cisco, Redhat e Juniper.

Os administradores de rede raramente estão envolvidos no suporte direto ao usuário, como tarefas de help desk. Em vez disso, eles se envolvem em suporte tecnológico de alto nível, como manutenção de hardware de rede e equipamentos de software e equipamentos de monitoramento para garantir as operações gerais da rede. Os endereços de rede geralmente são atribuídos por meio do administrador da rede. Além disso, os administradores de rede configuram a autorização e autenticação de indivíduos ou grupos que acessam recursos de rede.

Os administradores de rede também podem participar tecnicamente no gerenciamento e manutenção de computadores desktop, servidores, impressoras, switches, roteadores, firewalls, implementações de software, atualizações de segurança, gateways VPN, servidores de arquivos, sistemas de detecção de intrusão e uma ampla gama de tecnologias adicionais associadas com software e hardware na rede.