Administrador de banco de dados (dba)

Definição - O que significa Database Administrator (DBA)?

Um administrador de banco de dados, freqüentemente conhecido apenas pela sigla DBA, é uma função geralmente dentro do departamento de Tecnologia da Informação, encarregado de criar, manter, fazer backups, consultar, ajustar, atribuir direitos de usuário e segurança dos bancos de dados de uma organização.

A função requer treinamento técnico e especialização nos RDBMS específicos utilizados pela organização, além de outras habilidades como raciocínio analítico e capacidade de concentração nas tarefas, além de experiência em trabalhar com bancos de dados no mundo real. A função DBA é um membro crítico da equipe de TI.

Definirtec explica o administrador de banco de dados (DBA)

Os sistemas RDBMS comerciais, como o SQL Server da Microsoft, Oracle DB, MySQL e o DB2 da IBM, são aplicativos complexos que exigem conhecimento e treinamento especializados. A maioria também incorpora programas de certificação para garantir aos empregadores em potencial a proficiência do candidato no gerenciamento dos sistemas.

Essa complexidade requer uma função treinada e dedicada com a tarefa de cuidar dos bancos de dados da organização em execução nessas plataformas de banco de dados. Esta é a função DBA. É especialmente crítico para organizações que dependem fortemente de seus sistemas de informação e dos bancos de dados que formam o back-end desses sistemas. Exemplos são bancos, seguradoras, hospitais, faculdades e universidades, empresas de telecomunicações e muitos outros. Na maioria das organizações menores, o DBA também atua como administrador de sistemas devido às restrições de recursos. Organizações maiores são mais propensas a utilizar DBAs dedicados, ou mesmo equipes de DBAs.

Como os bancos de dados são executados em uma plataforma base que consiste no hardware do servidor e no sistema operacional, os DBAs também precisam ser especialistas técnicos ou, pelo menos, muito familiarizados com essas duas áreas. Por exemplo, se um DBA deseja fazer uma nova instalação de um banco de dados Oracle em um servidor Unix, ele / ela precisará conhecer os meandros da configuração RAID, bem como os comandos e tarefas Unix necessários para realizar a instalação.

Existem diferentes tipos de DBAs, dependendo dos requisitos de uma organização:

  • DBA administrativo - mantém os servidores e bancos de dados e os mantém funcionando. Preocupado com backups, segurança, patches, replicação. Estas são atividades voltadas principalmente para a manutenção do banco de dados e plataforma de software, mas não realmente envolvidas em aprimorá-los ou desenvolvê-los.
  • DBA de desenvolvimento - trabalha na construção de consultas SQL, procedimentos armazenados e assim por diante, que atendem às necessidades de negócios. É o equivalente a um programador, mas especializado em desenvolvimento de banco de dados. Normalmente combinada a função de DBA Administrativo.
  • Data Architect - projeta esquemas, cria índices de tabelas, estruturas de dados e relacionamentos. Essa função serve para construir uma estrutura que atenda às necessidades gerais de negócios em uma área específica. Por exemplo, uma empresa de software usará arquitetos de dados para construir um projeto para o banco de dados de um novo sistema de aplicativo comercial para executar as operações de um banco. O design é então usado por desenvolvedores e DBAs de desenvolvimento para implementar o aplicativo real.
  • DBA de Data Warehouse - esta é uma função relativamente mais recente, responsável por mesclar dados de várias fontes em um data warehouse. Pode ser necessário projetar o data warehouse, bem como limpar e padronizar os dados antes de carregá-los, usando ferramentas especializadas de carregamento e transformação de dados.

Com a crescente adoção das TIC como uma ferramenta para aumentar a eficiência operacional dos negócios, a função DBA é valorizada - de fato, na maioria dos mercados de trabalho, há uma escassez de DBAs experientes. Isso significa que, na maioria dos mercados, o DBA tem uma função de trabalho segura, raramente voltada para downsizing e oferecendo boa remuneração e oportunidades de crescimento.