Repositório de banco de dados

Definição - o que significa repositório de banco de dados?

Um repositório de banco de dados é um agrupamento lógico, mas às vezes físico, de dados de bancos de dados relacionados, mas separados.

Isso geralmente é feito quando há um 'propósito maior' para os dados, mas os itens de dados necessários para fazer isso residem em bancos de dados diferentes. Nesses casos, um repositório é necessário para reunir os itens de dados discretos e operar neles como um só.

Definirtec explica o repositório de banco de dados

Os repositórios de banco de dados geralmente são discutidos e implementados no domínio do armazenamento de dados e inteligência de negócios. Isso geralmente requer um nível de agregação de dados que os bancos de dados de nível inferior simplesmente não podem fornecer, necessitando, portanto, da criação de uma estrutura de nível superior.

Considere o caso de um grande banco. Essa instituição provavelmente será composta de várias subsidiárias diferentes, não em um sentido físico ou geograficamente diverso, mas sim em um sentido funcional ou de linhas de negócios. Haverá a divisão tradicional de contas bancárias, além de uma divisão de empréstimos, uma divisão de câmbio e tesouraria, uma divisão de banco de investimentos e uma divisão de custódia / depósito seguro. Todas essas divisões executam seus próprios sistemas de informação separados, o que, é claro, implica bancos de dados separados.

No entanto, cada divisão deve reportar suas próprias finanças à matriz. O CFO (Chief Financial Officer) precisa agregar todos os dados financeiros das várias divisões para avaliar sua lucratividade, porque eles alimentam diretamente a posição financeira geral do banco. Você pode ver que o escritório do CFO não está realmente preocupado com a parte operacional das várias bases de dados, ele está realmente interessado apenas nos dados que tratam de finanças. Outra coisa a observar é que ele confia totalmente nos relatórios das divisões para informá-lo sobre quais decisões tomar, ele não possui nem gera dados ele mesmo.

Insira um repositório de dados. Este provavelmente será outro sistema com seu próprio banco de dados, distinto de todos os outros, que pode acessar diretamente os dados relevantes de outros bancos de dados e agregá-los em informações significativas para o CFO. No entanto, é importante lembrar que os dados e informações que o CFO está examinando podem ou não estar fisicamente localizados no repositório de dados. O repositório pode simplesmente ler diretamente de outros bancos de dados ou, por motivos de desempenho, pode armazenar uma cópia local dos dados que acessou dos outros. O repositório provavelmente incluirá a capacidade de mostrar tendências de desempenho ao longo do tempo, comparar e contrastar as metas das divisões, mostrar desvios ao longo dos períodos e assim por diante. Alguns desses objetivos estão claramente no contexto de Business Intelligence. Além disso, uma vez que nosso CFO está mais interessado em relatórios em oposição à entrada e geração de dados, seu repositório de dados provavelmente será um sistema somente leitura, ou um com o mínimo de gravações, além de agregar dados que remontam a um longo período. Esta função começa a cruzar para o contexto do Data Warehousing.

Um repositório de dados é, portanto, a agregação lógica de itens de dados de bancos de dados separados em um local centralizado para um propósito específico que não pode ser alcançado usando os próprios bancos de dados.