Ciclo de vida de desenvolvimento do sistema (sdlc)

Definição - O que significa System Development Lifecycle (SDLC)?

Ciclo de vida de desenvolvimento de sistema (SDLC) é um processo de desenvolvimento de sistema de informação (SI). Vários modelos SDLC foram criados e podem ser implementados, incluindo cascata, prototipagem rápida, incremental, espiral, fonte, construir e corrigir, sincronizar e estabilizar e desenvolvimento rápido de aplicativos (RAD).

Os estágios do SDLC definidos de forma incremental incluem coleta de requisitos, investigação, teste, projeto, instalação, implementação, integração e manutenção.

Este termo também é conhecido como ciclo de vida de desenvolvimento de software.

Definirtec explica o ciclo de vida de desenvolvimento do sistema (SDLC)

O ciclo de vida de desenvolvimento do sistema é um processo detalhado que requer planejamento, execução e gerenciamento cuidadosos. Quando não é gerenciado adequadamente, a desvantagem é o aumento do escopo, orçamentos estourados e desenvolvedores estressados!

Um modelo SDLC comum é o modelo cascata, que envolve a seguinte série de etapas sequenciais: planejamento do projeto, definição dos requisitos de SI, projeto do sistema, desenvolvimento, integração, teste, instalação e aceitação.

O modelo espiral percorre o processo em cascata, desenvolvendo um protótipo com um subconjunto de grupos de requisitos a serem avaliados e executados novamente com novas habilidades adicionadas, produzindo um novo protótipo. Este processo continua e o protótipo evolui, tornando-se mais substancial a cada desenvolvimento crescente.

O Desenvolvimento Rápido de Aplicativos (RAD) é um processo de desenvolvimento de SI de maneira rápida e econômica, e os usuários de aplicativos estão sempre envolvidos. Começando com um sistema de alta qualidade, o RAD usa ferramentas de prototipagem e desenvolvimento, incluindo interfaces gráficas de usuário (GUIs), geradores de código e outros.
O modelo incremental é uma combinação de modelos lineares (ou seja, cascata) e iterativos (ou seja, prototipagem). No modelo incremental, a abordagem de desenvolvimento de SI envolve lidar com peças individuais do projeto. Isso pode envolver pequenas cachoeiras ou o uso de uma cachoeira seguida de modelos de protótipo.

Ao desenvolver um sistema, vários modelos podem ser adequados. O melhor modelo depende do tamanho do projeto e do envolvimento do usuário.