Arquitetura desacoplada

Definição - O que significa Arquitetura Desacoplada?

Arquitetura desacoplada é um tipo de arquitetura de computação que permite que componentes ou camadas de computação sejam executados de forma independente, embora ainda interajam entre si. A arquitetura desacoplada separa o acesso à memória de um sistema e os processos do ciclo de instrução dos processos do estágio de execução, implementando um buffer de dados.

Definirtec explica a arquitetura desacoplada

A arquitetura desacoplada é implementada principalmente para obter maior desempenho de computação, isolando e executando componentes individuais de forma independente e em paralelo. É geralmente aplicável a processos baseados em instruções entre a memória e um processador em pipeline, onde várias instruções são enfileiradas em série. Os processos do estágio de busca e execução de dados usam o buffer de dados e a capacidade de pipelining do processador para executar os processos de ambos os estágios em paralelo. O desempenho dessas operações depende muito do tamanho do buffer; um grande buffer pode armazenar dados para muitos processos.

A arquitetura desacoplada também é usada no desenvolvimento de software para desenvolver, executar, testar e depurar módulos de aplicativos de forma independente. A arquitetura de computação em nuvem também é referida como uma implementação de arquitetura desacoplada, em que o fornecedor e o consumidor operam e gerenciam seus recursos de forma independente.