Zona livre de padrão (dfz)

Definição - O que significa Zona Livre de Padrão (DFZ)?

No roteamento da Internet, uma zona livre padrão (DFZ) é um conjunto de todos os sistemas autônomos que não requerem uma rota padrão para enviar um pacote de destino. Os roteadores são usados ​​para rotear pacotes de dados em redes de computadores de acordo com o endereço de destino do pacote ou os detalhes do formato do protocolo. Um pacote com um endereço de destino exclusivo que não corresponde a uma rota disponível é descartado pelos roteadores.

Em um DFZ, os roteadores da Internet só oferecem suporte a rotas definidas em suas bases de informações de roteamento, que geralmente são obtidas da configuração local e dos protocolos de roteamento dinâmico, quando não há uma rota padrão no gráfico de informações de roteamento.

Definirtec explica Default-Free Zone (DFZ)

O DFZ é definido como um conjunto de todas as redes da Internet operadas sem uma rota padrão. Os roteadores DFZ têm tabelas completas do Border Gateway Protocol (BGP). É impossível para um único roteador ter uma visão absoluta de todas as rotas existentes, embora tais tabelas de roteamento possam ser observadas do ponto de vista de diferentes roteadores - mesmo em condições estáveis.

O escopo geográfico de qualquer rede particular, status de trânsito ou peering dessas grandes redes não altera a ausência ou presença de uma rota padrão.

As redes de usuários finais obtêm conectividade global por meio de Provedores de Serviços de Internet (ISP) que usam uma rota padrão para se conectar a ISPs maiores. Redes menores geralmente têm opções limitadas para lidar com o tráfego da Internet. Por outro lado, grandes pontos de troca de Internet que incluem rotas completas de vários ISPs usam BGP para sua zona livre padrão.

Na prática comum, quando mais de um roteador está conectado a um grande ISP - como Sprint ou Q West - ele recebe mais rotas que estão disponíveis no DFZ. Normalmente, os ISPs são conectados a vários sistemas anônimos de hospedagem múltipla, que orientam um cliente em direção a uma rota específica para se conectar a outro cliente.