X Window System (X ou XWindows)

O X Window System (X ou XWindows) é um projeto de software livre e de código aberto que fornece um sistema de exibição gráfica para computadores. É o sistema de janelas mais utilizado nos sistemas operacionais Unix e Linux.

O projeto foi iniciado em 1984 no Massachusetts Institute of Technology (MIT) por pesquisadores que queriam criar um sistema que permitisse aos usuários trabalharem juntos em projetos usando uma rede de computadores. O sistema que eles criaram se chamava X Window System, ou X11. A primeira versão do X11 foi lançada em 1986 e, desde então, tem estado em contínuo desenvolvimento.

O Sistema X Window é composto por duas partes: o servidor X e o cliente X. O servidor X é o software que roda no computador que está conectado ao monitor. O cliente X é o software que corre no computador que está a pedir informação ao servidor X.

O servidor X é responsável por desenhar janelas na tela e responder a eventos como cliques do mouse e pressionamentos de teclas. O cliente X envia pedidos ao servidor X, tais como "desenhar esta janela nesta posição na tela".

O Sistema X Window foi projetado para ser modular, para que diferentes partes possam ser substituídas ou ampliadas. Por exemplo, há muitos servidores X diferentes disponíveis, incluindo aqueles que rodam em computadores Microsoft Windows e Apple Macintosh.

O Sistema X Window é uma parte importante do movimento de código aberto. O código para o servidor X e muitos dos programas clientes X estão disponíveis sob licenças de código aberto. Isto permite a qualquer pessoa estudar como o sistema funciona, estendê-lo ou criar novos programas que funcionem com ele. Por que o X11 é inseguro? O sistema de janelas do X11 é inseguro porque não foi projetado com a segurança em mente. O protocolo X foi projetado nos anos 80, antes da segurança ser uma grande preocupação para os sistemas de computador. Como resultado, o X11 não tem nenhum recurso de segurança incorporado. Qualquer recurso de segurança que tenha sido adicionado ao X11 é aparafusado após o fato e não está bem integrado ao sistema.

Esta falta de segurança significa que é possível que programas maliciosos tenham acesso ao servidor X11 e roubem informações sensíveis, tais como senhas e teclas. Além disso, o X11 é vulnerável a ataques de negação de serviço, o que pode fazer com que o sistema falhe ou fique sem resposta.

Existem várias formas de mitigar os riscos de segurança colocados pelo X11. Uma é usar uma extensão de segurança chamada X Security Extension (XSECURE). Esta extensão adiciona uma série de características de segurança ao X11, tais como a capacidade de encriptar as comunicações entre o servidor X e os clientes.

Outra forma de melhorar a segurança do X11 é executar o servidor X em uma caixa de areia. Um sandbox é um mecanismo de segurança que isola um programa do resto do sistema, impedindo-o de acessar dados sensíveis ou danificar o sistema. Rodar o servidor X em um sandbox pode ajudar a evitar que programas maliciosos ganhem acesso ao servidor e roubem dados.

Finalmente, é importante manter o servidor X atualizado com os últimos patches de segurança. Como qualquer software,

Qual a porta que o X11 usa?

X11, também conhecido como X Window System, é um sistema de software para interfaces gráficas de usuário (GUIs) e aplicações multimídia para sistemas operacionais do tipo Unix. Ele fornece o framework padrão para um ambiente GUI: desenhando e movendo janelas no dispositivo de exibição e interagindo com um mouse e teclado. O X11 é o sucessor do anterior sistema DECwindows.

O protocolo X11 é um protocolo de rede que define o formato dos dados que são trocados entre um servidor X11 e um ou mais clientes X11. O protocolo é projetado para permitir que vários clientes se conectem a um único servidor e compartilhem o mesmo display gráfico.

X11 usa um modelo cliente-servidor: um servidor X11 roda em um computador com um display gráfico e aceita solicitações de saída gráfica (janelas) de clientes X11. Um cliente X11 é um programa que roda em um computador sem display gráfico e solicita saída gráfica a partir de um servidor X11.

O servidor X11 e os clientes comunicam uns com os outros usando o protocolo X11. O protocolo está desenhado para ser extensível, para que novas capacidades possam ser adicionadas no futuro.

O X11 é normalmente usado em sistemas operacionais do tipo Unix, mas também pode ser usado no Microsoft Windows.

A porta padrão para o protocolo X11 é 6000. O X Window ainda é usado? Sim, o X Window ainda é usado. É o sistema de janelas mais utilizado nos sistemas operativos Unix e Linux.