Windows Azure

Definição - o que significa o Windows Azure?

O Windows Azure é uma plataforma de computação em nuvem desenvolvida pela Microsoft que pode ser usada para criar e hospedar aplicativos da Web online por meio de data centers da Microsoft. O gerenciamento dos aplicativos da Web escaláveis ​​também é realizado nos centros de dados da Microsoft.

O Windows Azure tinha o codinome “Red Dog” e foi inicialmente chamado de “Windows Cloud” quando foi lançado em outubro de 2008.

Definirtec explica o Windows Azure

O Windows Azure foi projetado para facilitar o gerenciamento de TI. O principal objetivo do desenvolvimento do Windows Azure era minimizar as despesas gerais e de pessoal associadas à criação, distribuição e atualização das aplicações web.

A plataforma Windows Azure é considerada uma plataforma como serviço, um componente imperativo de uma plataforma de computação em nuvem. Ele consiste em vários serviços sob demanda hospedados nos data centers da Microsoft e é commodotizado por meio de três marcas de produtos.

Os serviços e aplicativos desenvolvidos usando a plataforma Azure são executados no sistema operacional Windows Azure, que fornece um ambiente de tempo de execução para aplicativos Web junto com um amplo conjunto de serviços que facilitam a construção, hospedagem e gerenciamento de aplicativos sem exigir manutenção de recursos caros no local.

O Windows Azure foi projetado para oferecer suporte a plataformas Microsoft e não Microsoft. Os três componentes principais que constituem o Windows Azure são:

  • Camada de computação
  • Camada de armazenamento
  • Camada de tecido

O Windows Azure também inclui um recurso de gerenciamento de serviço automatizado que permite a atualização de aplicativos sem afetar seu desempenho. O Windows Azure foi projetado para oferecer suporte a várias plataformas e linguagens de programação. Algumas das linguagens suportadas são linguagem de marcação extensível (XML), transferência de estado representacional (REST), protocolo de acesso a objetos simples (SOAP), Ruby, Eclipse, Python e PHP.