Vírus multipartite

Definição - o que significa vírus multipartite?

Um vírus multipartite é um vírus de movimento rápido que usa infectadores de arquivos ou de inicialização para atacar o setor de inicialização e arquivos executáveis ​​simultaneamente. A maioria dos vírus afeta o setor de inicialização, o sistema ou os arquivos de programa. O vírus multipartite pode afetar o setor de inicialização e os arquivos de programa ao mesmo tempo, causando mais danos do que qualquer outro tipo de vírus. Quando o setor de inicialização está infectado, basta ligar o computador para disparar um vírus de setor de inicialização, pois ele se prende ao disco rígido que contém os dados necessários para iniciar o computador. Depois que o vírus é disparado, cargas destrutivas são lançadas em todos os arquivos do programa.

Um vírus multipartido infecta sistemas de computador várias vezes e em momentos diferentes. Para ser erradicado, todo o vírus deve ser removido do sistema.

Um vírus multipartido também é conhecido como vírus híbrido.

Definirtec explica vírus multipartite

Os efeitos de um vírus multipartido podem ser de longo alcance e muito prejudiciais para o sistema de um computador. Um vírus é lançado em vários pontos no tempo, tornando o computador inoperante até mesmo para as tarefas mais simples.

É fundamental desinfetar um computador carregado com um vírus multipartite, mas é muito difícil fazer isso na prática. Por exemplo, os arquivos do programa podem ser limpos, mas o setor de inicialização pode não ser. Se for esse o caso, o vírus multipartido se reproduzirá como fazia quando se originou no sistema. Os especialistas em informática acreditam que a prevenção é a chave para evitar qualquer vírus e recomendam as seguintes etapas:

  1. Instale um programa anti-malware confiável e legítimo
  2. Não abra anexos de e-mail ou baixe nada de uma fonte da Internet não confiável.
  3. Atualize o antivírus regularmente

O primeiro vírus multipartite foi o vírus Ghostball. Foi descoberto por Fridrik Skulason em 1989. Em 1993, Skulason fundou a FRISK Software International, uma empresa islandesa que desenvolve serviços antivírus e anti-spam.