Vírus da ideia

Definição - o que significa o Ideavirus?

Um ideavírus é uma ideia que se espalha por várias redes, como a Internet, e cresce rapidamente dentro de uma população-alvo. Geralmente vem de uma única pessoa. O termo ideavirus foi cunhado pelo comerciante Seth Godin em seu livro, "Unleashing the Ideavirus". Como um vírus, um ideavírus infecta e muda cada indivíduo que toca, mesmo que seja de uma forma muito pequena. O resultado desta infecção pode não ser perceptível ou pode levar à criação de novos produtos ou empresas. Com cada pessoa influenciada, a ideia é interpretada, modificada e muitas vezes melhorada antes de ser passada adiante.

O marketing viral é baseado em um vírus de ideias sobre um produto ou serviço. A tecnologia tornou a disseminação de um vírus de ideias muito mais rápida e poderosa do que no passado.

Definirtec explica o Ideavirus

Espalhar um vírus de ideias de maneira eficaz não é uma ciência exata, mas o que está claro é que envolve a criação de ideias relacionadas ao produto e, em seguida, a disseminação dessas ideias de forma menos intrusiva e mais criativa do que os tipos mais tradicionais de publicidade / marketing. O conceito, segundo Godin, é divulgar a ideia e deixar que o público a abrace e apóie (ou não). A ideia é normalmente divulgada ao público através da Internet usando diferentes técnicas de marketing viral. Quando essa ideia atinge a população, o efeito desejado deve ser feito para influenciá-la e mudá-la.

Um ideavírus é concebido e possível por meio de oito variáveis:

  • Hive: as pessoas vivem em grupos que têm muitas coisas em comum. Usando isso como uma vantagem, uma vez que uma ideia infecta um membro, o membro passa a informar os outros dessa ideia. Quanto maior o grupo, melhor.
  • Vector: O primeiro alvo da ideia pode ser um grupo pequeno, mas isso gradualmente se transforma em um grupo maior. O vetor controla as colmeias pelas quais as ideias fluem.
  • Suavidade: o objetivo é tornar a ideia ou o produto tão atraente que, uma vez que o público seja exposto a ele, fique imediatamente ligado a ele.
  • Amplificador: passar a ideia de uma pessoa para outra por meio do boca a boca não é a maneira mais eficaz de divulgá-la. De alguma forma, os aspectos positivos da ideia devem ser ampliados.
  • Velocidade: como a ideia se espalha de uma colmeia para outra é determinada com base na rapidez com que a ideia se espalha. Se for muito lento, isso pode dar tempo para o concorrente entrar.
  • Espirradores: são as pessoas com maior probabilidade de infectar outras pessoas com o vírus. Eles são considerados o coração do sistema e, portanto, um fator vital para garantir o sucesso da ideia.
  • Meio: O meio pode ser qualquer coisa, desde frases a videoclipes e imagens usadas para chamar a atenção do público.
  • Persistência: muitas vezes é necessário um planejamento cuidadoso para garantir que uma ideia realmente se mantenha.