Virtualização de desktop

Definição - o que significa virtualização de desktop?

A virtualização de desktop é uma tecnologia de virtualização que separa os aplicativos de PC de um indivíduo de seu desktop. Os desktops virtualizados geralmente são hospedados em um servidor central remoto, em vez do disco rígido do computador pessoal. Como o modelo de computação cliente-servidor é usado na virtualização de desktops, a virtualização de desktop também é conhecida como virtualização de cliente.

Definirtec explica virtualização de desktop

A virtualização de desktops oferece aos usuários uma maneira de manter seus desktops individuais em um único servidor central. Os usuários podem ser conectados ao servidor central através de uma LAN, WAN ou pela Internet.

A virtualização de desktops tem muitos benefícios, incluindo um custo total de propriedade (TCO) menor, maior segurança, custos de energia reduzidos, tempo de inatividade reduzido e gerenciamento centralizado.

As limitações da virtualização de desktop incluem dificuldade de manutenção e configuração de drivers de impressora; aumento do tempo de inatividade em caso de falhas de rede; complexidade e custos envolvidos na implantação de VDI e riscos de segurança no caso de gerenciamento de rede impróprio.