Virtualização de aplicativos

Definição - o que significa a virtualização de aplicativos?

A virtualização de aplicativos, também chamada de virtualização de serviços de aplicativos, é um termo sob o guarda-chuva mais amplo de virtualização. Refere-se à execução de um aplicativo em um cliente fino; um terminal ou estação de trabalho em rede com poucos programas residentes e acessando a maioria dos programas residentes em um servidor conectado. O thin client é executado em um ambiente separado, às vezes referido como encapsulado, do sistema operacional onde o aplicativo está localizado.

A virtualização de aplicativos engana o computador fazendo-o funcionar como se o aplicativo estivesse rodando na máquina local, enquanto na verdade está rodando em uma máquina virtual (como um servidor) em outro local, usando seu sistema operacional (SO) e sendo acessado por a máquina local. Problemas de incompatibilidade com o sistema operacional da máquina local, ou mesmo bugs ou código de baixa qualidade no aplicativo, podem ser superados executando aplicativos virtuais.

Definirtec explica a virtualização de aplicativos

A virtualização de aplicativos tenta separar os programas de aplicativos de um sistema operacional com o qual há conflitos, até mesmo fazendo com que os sistemas parem ou travem. Outros benefícios da virtualização de aplicativos incluem:

  • Exigindo menos recursos em comparação com o uso de uma máquina virtual separada.
  • Permitir que aplicativos incompatíveis sejam executados em uma máquina local simultaneamente.
  • Manter uma configuração de sistema operacional padrão, mais eficiente e econômica em várias máquinas em uma determinada organização, independentemente dos aplicativos em uso.
  • Facilitando a implantação de aplicativos mais rápida.
  • Facilitando a segurança, isolando aplicativos do sistema operacional local.
  • Rastreamento mais fácil do uso da licença, o que pode economizar nos custos da licença.
  • Permitindo que os aplicativos sejam copiados para uma mídia portátil e usados ​​por outros computadores clientes, sem a necessidade de instalação local.
  • Capacidade crescente de lidar com volume de trabalho alto e diversificado / variável.

No entanto, existem limitações para a virtualização de aplicativos. Nem todos os aplicativos podem ser virtualizados, como aplicativos que requerem drivers de dispositivo e aplicativos de 16 bits executados no espaço de memória compartilhada. Alguns aplicativos devem estar intimamente integrados ao sistema operacional local, como programas antivírus, pois são muito difíceis de executar com a virtualização de aplicativos.

A virtualização de aplicativos é usada em uma ampla variedade de aplicativos, incluindo bancos, simulações de cenários de negócios, e-commerce, negociação de ações e vendas e marketing de seguros.