Unidade de ponto flutuante (fpu)

Definição - O que significa Unidade de Ponto Flutuante (FPU)?

Uma unidade de ponto flutuante é um circuito integrado que lida com todas as operações matemáticas que têm algo a ver com números ou frações de ponto flutuante. É uma unidade lógica dedicada especificamente projetada para funcionar em números de ponto flutuante e nada mais, daí o nome. Ele pode ser definido como um coprocessador especializado que pode manipular números mais rápido do que o próprio circuito básico do microprocessador.

O FPU executa tarefas matemáticas simples que incluem adição, subtração, divisão, multiplicação e raiz quadrada. FPUs mais antigas processam funções transcendentais, como cálculos exponenciais e trigonométricos, mas esses podem ser caros e complicados de implementar, portanto, em FPUs modernas, eles são feitos por meio de rotinas de biblioteca de software.

Nem todos os sistemas de computador possuem FPU de hardware. Aqueles que não possuem FPU podem emular suas funções de várias maneiras:

  • Em um sistema operacional como funções inerentes.
  • Ele pode ser emulado na CPU como um microcódigo ou microprograma.
  • Ou em código de usuário; normalmente é o que chamamos de emulação de software.

Definirtec explica a Unidade de Ponto Flutuante (FPU)

O FPU é um coprocessador projetado especificamente para processar operações matemáticas em números de ponto flutuante, o que significa que não é apenas uma pequena parte de um computador, mas sim uma parte integrante do sistema. Geralmente é implementado por meio de hardware, mas nem todos os sistemas de computador podem ter uma FPU devido a vários motivos, incluindo espaço, energia ou preço.

Uma FPU é mais complicada de implementar em hardware, mas felizmente pode ser emulada pela CPU. Em certo sentido, ele pode fazer parte da CPU, pois pode ser implementado como um microprograma dentro da CPU. Nesse caso, a CPU agora executa todas as funções de uma FPU, mas isso é menos eficiente do que uma FPU dedicada, pois isso consumiria um tempo valioso da CPU que poderia ter sido usado para processar outras coisas. A emulação também pode ser feita pelo SO ou por software.