Troca de mensagem

Definição - o que significa troca de mensagens?

A comutação de mensagens é uma técnica de comutação de rede na qual os dados são roteados em sua totalidade do nó de origem para o nó de destino, uma esperança de cada vez. Durante o roteamento de mensagens, cada switch intermediário na rede armazena a mensagem inteira. Se todos os recursos da rede estiverem engajados ou a rede ficar bloqueada, a rede comutada por mensagem armazena e atrasa a mensagem até que muitos recursos estejam disponíveis para a transmissão efetiva da mensagem.

Antes dos avanços na comutação de pacotes, a comutação de mensagens atuava como um substituto eficiente para a comutação de circuitos. Foi inicialmente empregado em comunicações de dados, como redes de telex e sistemas de retransmissão de fita de papel. A comutação de mensagens foi amplamente substituída pela comutação de pacotes, mas a técnica ainda é empregada em redes de sensores ad hoc, redes militares e redes de comunicações por satélite.

Definirtec explica a troca de mensagens

Na comutação de mensagens, os nós de origem e destino não são conectados diretamente. Em vez disso, os nós intermediários (principalmente switches) são responsáveis ​​por transferir a mensagem de um nó para o próximo. Assim, cada nó intermediário dentro da rede precisa armazenar todas as mensagens antes de retransferir as mensagens uma a uma conforme os recursos adequados se tornam disponíveis. Se os recursos não estiverem disponíveis, as mensagens serão armazenadas indefinidamente. Essa característica é conhecida como armazenar e encaminhar.

Cada mensagem deve incluir um cabeçalho, que normalmente consiste em informações de roteamento, como origem e destino, prazo de validade, nível de prioridade, etc.

Como a troca de mensagens implementa a técnica de armazenar e encaminhar, ela usa a rede com eficiência. Além disso, não há limite de tamanho para as mensagens. No entanto, essa técnica também tem várias desvantagens:

  • Como as mensagens são totalmente empacotadas e salvas indefinidamente em cada nó intermediário, os nós exigem uma capacidade de armazenamento substancial.
  • As redes comutadas por mensagens são muito lentas, pois o processamento ocorre em todos os nós, o que pode resultar em baixo desempenho.
  • Esta técnica não é adequada para processos interativos e em tempo real, como jogos multimídia e comunicação de voz.